quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Mais uma viagem a Runa

Sendo uma jornada de cariz essencialmente particular, nunca a divulguei para além deste Blog, precisamente porque aqui só vêm Amigos, os d'Alex.

O FB tem gente a mais e privacidade a menos...

Ontem tive a sorte de ser acompanhado por vários Amigos, que quiseram associar-se a mim e à Família num dia que é especial.

É um dia que dedico a alguém que me dedicou anos a fio e por isso não se trata de nada especial que eu faça, nem nada que tenha qualquer motivo para destaque.

Mas é um dia meu, só meu.

É um dia em que eu pretendo espiar alguns dos muitos remorsos que tenho e irei ter enquanto for vivo.

É um dos muitos que eu deveria ter-lhe dedicado enquanto tive essa oportunidade e não fiz, pelos mais diversos motivos, que não vêm agora ao caso.

É um dia em que pretendo estar mais perto.

É o dia e a forma que escolhi há 4 anos para de alguma forma poder estar algumas horas mais perto e recordar o passado ainda recente.

Sendo um dia passado a correr e a andar dificilmente me poderia abstrair da componente física, aqui fica o registo dos números:

4 ª Viagem

Mas o aspecto físico não pode ser mais importante que o resto e tenho absoluta necessidade de me conseguir alhear de tudo o que são médias e tempos parciais e totais e tenho de me dedicar ao dia, porque quando acaba, já à noite, só acontecerá novamente para o próximo ano e isso é muito tempo.

O aspecto físico é apenas aquilo que me leva lá e me traz de volta a casa e não pode nem deve ser muito mais para além disso.

Ontem tive mais uma vez a sorte de poder contar com os Filhos, a Família e alguns Amigos, aqueles que são mais especiais.

O meu Guilherme levou-me o saco com comida para o almoço, para o regresso e ainda roupa seca, para mudar a meio.

A minha Joana acompanhou-me nos últimos Kms da ida e nos primeiros da vinda. Foi uma forma especial e mais animada de acabar e reiniciar a viagem.

Desta vez a Joana fez de fotógrafa e com resultados excelentes ...


O meu Irmão esteve mais uma vez presente.

A Dora esteve na rectaguarda mas não menos envolvida e claro o meu pequeno Alex no incentivo ao esforço para o regresso.

Depois tive os Amigos. Especial destaque para o Jorge, sempre disponível na força incrível dos SMS, na sua presença do outro lado, na "toca da Raposa" como lhe chama, companheiro que me acompanha permanentemente neste dia, desde a 1ª viagem, em 2012.

Depois os outros Amigos, os que quiseram aderir à minha jornada. O Egas, o João, o Fernando, o A. Belo (que nem conheço) e outros que me enviaram SMS e que nem sei quem são porque não assinaram a mensagem. Pouco importa o nome, importa que o sinal de SMS a entrar no telemóvel, mesmo sem a ler, era uma dose de energia que era carregada nas minhas pernas e uma ajuda enorme que recebi desde o início até ao final.

Obrigado a todos vocês!

A chuva este ano esteve presente em força. Na 1ª parte em pequenos 'chuveiros' contei cerca de 7 e no regresso mais fortes, talvez meia dúzia, sempre batidas a vento que se sentiu principalmente na ida, com bastante intensidade. Andei quase sempre molhado e por isso o estado algo debilitado com que cheguei a casa, já passava das 21hrs.

Para além deste factor, juntou-se-lhe desta vez um incompreensível atrito no calcanhar esquerdo, nuns sapatos à partida insuspeitos (ASICS Nimbus), mas que a partir de sensívelmente os 25Kms começaram a fazer estragos. Possivelmente a palmilha desvisada uns milímetros foi o suficiente para fazer estragos. Troquei de sapatos para o regresso, que não estragaram mais, mas os Kms fizeram o resto, de modo que ganhei uma bolha no local.

O estômago também claudicou, por volta dos 70 Kms e nem água me apetecia beber. Soube-me bem uma mini que bebi já em Queluz, aos 98Kms, fora isso e nos últimos 30/40 Kms tudo o que consumi foi mesmo por obrigação.

Mas apesar de tudo isto e que provocou claro desgaste, a viagem fez-se.

Não é suposto ser uma jornada fácil e o desafio está precisamente em fazê-la contra tudo e contra todos enquanto eu entender que tem significado.

Se algum ano eu considerar que vou apenas pela corrida, então deixará de fazer sentido fazê-la.

Espero que não, porque até hoje as 4 viagens que fiz representaram muito para mim.

Hoje sinto um enorme bem estar.

Estou completamente derreado, mas sinto-me nas nuvens e muito por causa dos meus Amigos que me acompanharam.

Obrigado a todos e até para o próximo Ano.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Novamente a caminho de Runa

A dormir e acordado a cabeça vê e revê todos os pormenores.

A data há muito que não me sai da cabeça.

Ontem fui para a N250, no triângulo entre Queluz - Carenque - Casal de Cambra - Queluz, estudar aquele que será, pelo 2º ano consecutivo, a alternativa para fugir ao bocado junto ao Aqueduto.

O ano passado não correu muito bem e à procura do caminho dei comigo na CREL, onde andei por uma meia dúzia de Kms.

Este ano quero levar a lição mais bem estudada.

Aqui está o TPC (Trabalho para casa) que fiz ontem.

O saco para o retorno está fechado.

A bateria dos equipamentos está a 100%.

Logo irei fechar o saco dos abastecimentos.

Depois estará (espero ...) tudo pronto para uma jornada onde quero pensar menos no equipamento e mais na razão que me leva para aquelas estradas.

Depois só faltará mesmo, marcar o despertador para dia 3/Fev, às 05:00 hrs e desfrutar depois, ao máximo, todos os momentos com Ela!