quarta-feira, 24 de março de 2010

Limpar Portugal - Uma obrigação moral




Sempre me fez impressão o lixo no chão.

Na praia essa aversão assume por vezes foros de paranóia.

Por isso, quando há uns meses tomei pela 1ª vez conhecimento desta iniciativa disse cá para mim: a esta não posso faltar!

Assim, no passado dia 20 de Março, lá estava eu no meu bem conhecido Vale do Jamor, junto das Piscinas, à espera de ser destacado para o local que escolhera, na ocasião do preenchimento da ficha de inscrição: Praia da Cruz Quebrada - Praia de Caxias.

Por questões de organização aquele não era de facto o local que me seria destinado, mas fiz questão e juntei-me a um grupo de escuteiros que naquele local e em grupos se empenhava em dar um aspecto um pouco melhor aquela zona, tantas vezes frequentada nas minhas sessões de treino.

Ofereci-me para ali por ser um local conhecido, por passar ali muitas vezes em corrida ou de bike e por ser uma praia, embora já há muito impossível de frequentar devido à poluição do Tejo.

Andei ali desde as 09:00 às 16:30. Apanhei chuva, sujei-me e fiquei com uma dor nos músculos de tanta vez me baixar e levantar, mas no final, quando dei por terminada esta tarefa, senti que de algum modo tinha feito a diferença.

Apanhei mais de 10 sacos de 100 litros de materiais plásticos. Dediquei-me quase exclusivamente a este tipo de material por ser dos que mais lentamente é assimilado pelo ambiente.

Não é todos os dias que sinto o que senti naquele dia.

Senti que tinha feito algo de útil para com o ambiente e embora cansado, naquele sábado, ao final do dia senti-me realizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário