segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A minha 4ª Maratona


(A chegada mais desejada. Corri os últimos 200mts com o meu Alex Jr. Foi o culminar perfeito para uma prova perfeita.)




E chegou finalmente o dia há tanto aguardado. O dia da Maratona de Lisboa. A minha 4ª Maratona.

A 1ª em 1987 (obrigado João Lima) a 2ª em 1990, a 3ª em 2010 e agora esta, em 2011. De realce, ser a 2ª consecutiva, o que dado o meu historial francamente irregular, passa a constituir obra!

Pouco dormi à noite. Não consigo explicar o estado de excitação, mas sou assim e não há nada que possa fazer. Foram 8 semanas em que foi raro o dia em que a Maratona não me passou pela cabeça. Deitei-me cedo mas depois para adormecer ...

De manhã acordei cerca de 40' depois da hora marcada e a preparação foi necessariamente acelerada. De qualquer modo consegui chegar ao 1º de Maio à hora pretendida e com o tempo que gosto de ter para me preparar.

O tempo está nublado, a temperatura óptima e aparentemente pouco vento. Condições boas para correr, portanto.

O ano passado o factor que pesou negativamente na m/preparação foi a queda que dei a cerca de 4 semanas da Maratona. Nessa altura, os resultados da queda limitaram os treinos específicos que tinha planeados. Este ano foi uma dor que me surgiu, há 2 semanas, na zona do Hálux. Sendo uma articulação muito solicitada na corrida, influenciou bastante os últimos treinos e infelizmente a minha prova, a partir dos 21 Kms.

Voltando à preparação, tive atenção reforçada numa massagem com Voltaren na zona da articulação, o que veio, concluí depois, evitar as dores na 1ª parte da minha prova.

Concluída a preparação, dirijo-me para a partida onde encontro diverso pessoal do Fórum. Lá estava o Ricardo Diez, o Carlos Fonseca, o Luís Parro, o Rui Lacerda (sempre muito concentrado). Faço no início da Rio de Janeiro o meu aquecimento, alguns exercícios para alongar e o habitual 'trote'. A cerca de 5' chego-me ao pelotão e aguardo.

Às 09:00hrs o tiro é dado e arranco na molhada.

Desta vez dispenso o marcador de ritmo. Desta vez tenho o meu fiel 'Silver' e é com ele que irei estabelecer o meu ritmo.

Lutei por esta Maratona. Foi uma luta às vezes diária para conseguir o meu treino. A minha vida não me dá a disponibilidade que necessitaria e por isso não é pacífico conseguir fazer o meu treino, quando e nas condições que o idealizei. Tenho consciência do que fiz e como fiz. Por isso, nas últimas horas antes da partida, passei do objectivo inicialmente definido (baixar as 04:00hrs), para algo mais audacioso, que passou a ser algo, embora indefinido em questões de tempo, substancialmente abaixo daquele 1º objectivo. O único senão seria, como foi, o dedo do meu pé!!

1ºs Kms e a média ronda os 05'/Km. Sinto-me bastante à vontade. É a 1ª parte da prova e eu sei que, em condições normais, conseguirei manter um ritmo nesta cadência, pelo menos até aos 21Kms. A dúvida foca-se da escala da degradação de tal cadência na 2ª metade, e é nessa dúvida que vou progredindo na minha prova.

Para uma cadência a 03:30hrs à Maratona

5Kms = 26' (+1')
10Kms = 51' (+1')
15Kms = 01:15' (+0')
20Kms = 01:41' (+1')
25Kms = 02:06' (+1')
30Kms = 02:32' (+2')
35Kms = 03:00' (+3')
40Kms = 03:30' (+10')
42Kms = 03:39' (+9')
42,190Kms = 03:42' (+12')

Faço Meia Maratona perto das 01:45hrs. Continuo a sentir-me à vontade, mas agora vem a parte que se revelou como mais complicada para mim. Debato-me com a dúvida do limite da m/resistência e em saber como me sentirei no Martim Moniz, zona onde se inicia a parte mais dificil desta Maratona, entre os Kms 37 e 40.

Na zona da 24 de Julho, começo a sentir dores no pé. Estas dores irão manter-se e infernizar-me os restantes 20Kms.

A Maratona é isso mesmo: muita dor e grande espírito de sacrifício. Não acredito que se possa fazer uma Maratona na 'desportiva'! Para ser Maratona tem de haver 50% de físico + 50% de mental. A capacidade de aguentar a dor é essencial para se fazer uma Maratona. Eu enfrento bem melhor a dor que o cansaço. O ano passado, por exemplo, não consegui resistir à Almirante Reis e fiz praticamente a passo os Kms 39º e 40º.

Conseguir ir ignorando a dor no pé e os Kms iam passando, gradualmente mais devagar. Aumentaram as ocasiões em que olhei para o relógio ...

Aos 30Kms passo ligeiramente acima dos 5'/Km. Aos 35Kms a diferença sobe para +3'. Na Praça do Comércio apanho o Fernando Andrade e logo ali me decido fazer durante uns Kms alguma entreajuda. Esta táctica revela-se muito positiva, porque chego ao cimo do Areeiro, que no ano passado fiz a passo, com forças para avançar de novo para cadências junto dos 5'/km.

Assim que alcanço o Km 40º aumento o ritmo, consigo fazer o último Km em 04':48" (!!).

Entro na Avª EUA e o ritmo está óptimo. Será uma entrada em força no estádio. À entrada do estádio, uma surpresa excelente, a minha Filha está à minha espera com o Alex Jr. e a prova acabou logo ali, a cerca de 300mts da meta. Pego-lhe na mão e convido-o a correr com o Papá, como tanta vez ele faz. Mas está ali muita gente e o rapaz fica constrangido e recusa-se. Olho para trás mas já não vejo a Joana e estou positivamente com o 'menino nos braços'. Não tenho alternativa e lá o convenço a ignorar a multidão. O rapaz lá se mentaliza e a recta da meta é feita num esticão (...), como ilustra a imagem que inicia este relato.

Corto a meta. Concluo a Maratona.

Sinto horriveis dores no pé e estou com um empeno daqueles. O Alex Jr. não permite alongamentos. Quer ir ver o tractor que ali está estacionado.

Terminou aqui um dos grandes motivos da minha inveja para com o António Almeida. Cortei a minha 1ª meta com o meu Alex Jr. Muitas se lhe seguirão, assim eu tenha sorte em continuar a poder correr e a contar com a presença dele nas próximas metas que alcançar.

6 comentários:

  1. Grande Alex.
    Parabéns pela excelente performance demonstrada na Almirante Reis e obrigado por teres estimulado a minha força anímica que estava em série decadência. Sem isso, perderia, à vontade mais 5 minutos. Só depois, já terminada a prova é que reparei que trazias a escolta do Alex Jr muito bem documentado nas fotos da AMMA.
    Fico a dever-te esta, Alex. Não sei é como é que posso pagar.
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais um abraço do tamanho do mundo!
    Tu és daqueles atletas com que mais me identifico no espirito com que fazes uma maratona.
    Talvez seja por sermos da mesma idade, talvez seja por termos passado pelas “velhinhas” e solitárias maratonas Spiridon. Não sei!
    Os teus relatos da maratona são sempre emocionantes!
    Este ano não tive coragem de ir ver a prova e enfrentar toda a logística que isso implica. A moral não anda bem e isso tira-me as forças para estas deslocações.
    Mas peço-te desculpa pela minha ausência!
    Eu sabia que este ano não ia fazer tanta falta e que tu davas conta do recado. Mas se me tens pedido eu ia mesmo. Por ti ia!
    Espero uma boa recuperação para enfrentares o projecto solitário que nós conhecemos e que tanto marca a tua alma.
    Um abraço também para toda a “família Alex”

    ResponderEliminar
  3. Amigo Fernando, como poderias dever-me fosse o que fosse ... Entre Amigos não há dívidas!! Prefiro pensar que nos ajudámos um ao outro. Fico contente de ter ajudado a levantar um pouco o ânimo, mas acredita que a tua compª na (terrível) Alm Reis me ajudou e deu fôlego para terminar com bastante força. Quanto ao Alex Jr. foi a 1ª vez que consegui cortar uma meta com ele e foi obviamente com enorme prazer que o fiz. Grande Abraço

    ResponderEliminar
  4. Amigo Jorge, Amigo Jorge, acho que até hoje nos vimos 1 ou 2 vezes, falámos por breves instantes e pouco mais. Mas nós entendemo-nos!!
    Quanto a vires cá abaixo, eu pedi-te para vires!
    Se releres um comentário ao meu relato do nocturno de São João das Lampas, deixei lá o desejo de te rever este ano na Maratona. Só eu sei a força que me deste o ano passado. Claro que sei o que implica a deslocação até Lisboa e por isso o pedido foi 'discreto'. Claro que entendo a tua ausência, como poderia não o entender. Agora vem o que realmente me interessa e que será sem dúvida O Objectivo para 2012. Se não conseguir fazer a viagem de ida e volta, farei apenas ida, mas espero conseguir fazê-la! É algo que é muito pessoal e que tenho de tratar o mais sózinho possível! Espero que essa moral arribe, companheiro. Tem de arribar!! Grande Abraço

    ResponderEliminar
  5. Amigo Alex
    parabéns pela 4ª, fico feliz pela tua meta com o júnior, venham mais que este é o doping que nós gostamos.
    Abraço.

    ResponderEliminar