A Enfermeira Tatiana estava enganada!
Se há classe profissional da qual eu tenho o maior respeito e consideração, é a classe dos Enfermeiros. Para além de ter sido a profissão da minha Mãe, acho que é uma profissão das que mais ligação tem com as pessoas, quando elas mais precisam e isso toca-me muito especialmente.
Mas ...
Estava enganada a senhora enfermeira Tatiana!
Ao telefone, na manhã do passado sábado, dia 11 de Outubro, ouviu em silêncio o rol de queixas que eu lhe fazia.
"... dói aqui, pesa ali, escorre por acolá, etc, etc ..."
Depois vieram as perguntas tipo 'chapa'. Respondi a todas sem quaisquer hesitações ou dúvidas.
Mas aquela última era uma armadilha em que caí desprevenido!
" ... fez alguma intervenção nos últimos dias que de algum modo que pudesse diminuir-lhe as defesas, estilo pequena cirurgia ...?? "
" Não " respondi de pronto!
A Enfermeira pede 2 minutos para consultar os conselhos farmacêuticos que se adaptavam ao meu caso e enquanto fiquei em espera confidenciei com a Dora " bem eu sempre fiz uma maratona aqui há uns dias ... "! Meio envergonhado de estar sequer a colocar uma dúvida, acerca de um evento passado há cerca de 5 dias e da hipótese de esse evento estar de alguma forma relacionado com o mal que me afectava há algumas horas.
Mas mesmo envergonhado, mas protegido pela confidencialidade da linha telefónica, relatei-o à Enfermeira Tatiana, assim que esta voltou à linha.
A técnica afastou de pronto qualquer hipótese de uma coisa ser consequência da outra! " Não! Isso já passou há 5 dias e não pode haver relação!!" afirmou peremptoriamente!
Mas havia de facto relação entre a Maratona que terminara no dia 5, perto das 12:30 e o processo degenerativo que se verificara explicitamente no meu corpo nas última horas do dia 9, com sintomas mais evidentes a partir das primeiras horas de dia 10!
Assim que a chamada terminou fui para o meu santo Google e pude comprová-lo, pela quantidade avassaladora de artigos que encontrei relacionando a Maratona com o sistema imunitário e os efeitos devastadores duma sobre o outro, por vezes até 15 dias após a realização da Maratona!
Claro que aceitei os conselhos da Enfermeira Tatiana, aliás ainda estou hoje a seguir o tratamento prescrito, mas fiquei convicto que ela está pouco informada quanto a este assunto em particular.
Retiro (espero eu) deste episódio mais um ensinamento que tem a ver com o PDI e o efeito que tem a Maratona sobre o meu corpo.
Espero que me lembre disto daqui a cerca de 1 ano, se tiver a sorte de vos vir aqui relatar a minha maratona de 2015 e começar, assim que cortar a meta no Parque das Nações, com cuidados especiais de reposição do meu sistema imunitário.
Os meus agradecimentos à Enfermeira Tatiana e ao serviço 'Saúde 24' que me poupou uma ida desnecessária a um médico e contribuiu para que rapidamente iniciasse o tratamento.
As melhoras, Alexandre!
ResponderEliminarUm abraço
Pois eu sei como é isso!
ResponderEliminarAté quando aumento o treino (ou aumentava...) "pimba" lá vinha um constipação valente! O PDI não perdoou-a! Um abraço e rápidas melhoras campeão!