quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Mais uma viagem a Runa

Sendo uma jornada de cariz essencialmente particular, nunca a divulguei para além deste Blog, precisamente porque aqui só vêm Amigos, os d'Alex.

O FB tem gente a mais e privacidade a menos...

Ontem tive a sorte de ser acompanhado por vários Amigos, que quiseram associar-se a mim e à Família num dia que é especial.

É um dia que dedico a alguém que me dedicou anos a fio e por isso não se trata de nada especial que eu faça, nem nada que tenha qualquer motivo para destaque.

Mas é um dia meu, só meu.

É um dia em que eu pretendo espiar alguns dos muitos remorsos que tenho e irei ter enquanto for vivo.

É um dos muitos que eu deveria ter-lhe dedicado enquanto tive essa oportunidade e não fiz, pelos mais diversos motivos, que não vêm agora ao caso.

É um dia em que pretendo estar mais perto.

É o dia e a forma que escolhi há 4 anos para de alguma forma poder estar algumas horas mais perto e recordar o passado ainda recente.

Sendo um dia passado a correr e a andar dificilmente me poderia abstrair da componente física, aqui fica o registo dos números:

4 ª Viagem

Mas o aspecto físico não pode ser mais importante que o resto e tenho absoluta necessidade de me conseguir alhear de tudo o que são médias e tempos parciais e totais e tenho de me dedicar ao dia, porque quando acaba, já à noite, só acontecerá novamente para o próximo ano e isso é muito tempo.

O aspecto físico é apenas aquilo que me leva lá e me traz de volta a casa e não pode nem deve ser muito mais para além disso.

Ontem tive mais uma vez a sorte de poder contar com os Filhos, a Família e alguns Amigos, aqueles que são mais especiais.

O meu Guilherme levou-me o saco com comida para o almoço, para o regresso e ainda roupa seca, para mudar a meio.

A minha Joana acompanhou-me nos últimos Kms da ida e nos primeiros da vinda. Foi uma forma especial e mais animada de acabar e reiniciar a viagem.

Desta vez a Joana fez de fotógrafa e com resultados excelentes ...


O meu Irmão esteve mais uma vez presente.

A Dora esteve na rectaguarda mas não menos envolvida e claro o meu pequeno Alex no incentivo ao esforço para o regresso.

Depois tive os Amigos. Especial destaque para o Jorge, sempre disponível na força incrível dos SMS, na sua presença do outro lado, na "toca da Raposa" como lhe chama, companheiro que me acompanha permanentemente neste dia, desde a 1ª viagem, em 2012.

Depois os outros Amigos, os que quiseram aderir à minha jornada. O Egas, o João, o Fernando, o A. Belo (que nem conheço) e outros que me enviaram SMS e que nem sei quem são porque não assinaram a mensagem. Pouco importa o nome, importa que o sinal de SMS a entrar no telemóvel, mesmo sem a ler, era uma dose de energia que era carregada nas minhas pernas e uma ajuda enorme que recebi desde o início até ao final.

Obrigado a todos vocês!

A chuva este ano esteve presente em força. Na 1ª parte em pequenos 'chuveiros' contei cerca de 7 e no regresso mais fortes, talvez meia dúzia, sempre batidas a vento que se sentiu principalmente na ida, com bastante intensidade. Andei quase sempre molhado e por isso o estado algo debilitado com que cheguei a casa, já passava das 21hrs.

Para além deste factor, juntou-se-lhe desta vez um incompreensível atrito no calcanhar esquerdo, nuns sapatos à partida insuspeitos (ASICS Nimbus), mas que a partir de sensívelmente os 25Kms começaram a fazer estragos. Possivelmente a palmilha desvisada uns milímetros foi o suficiente para fazer estragos. Troquei de sapatos para o regresso, que não estragaram mais, mas os Kms fizeram o resto, de modo que ganhei uma bolha no local.

O estômago também claudicou, por volta dos 70 Kms e nem água me apetecia beber. Soube-me bem uma mini que bebi já em Queluz, aos 98Kms, fora isso e nos últimos 30/40 Kms tudo o que consumi foi mesmo por obrigação.

Mas apesar de tudo isto e que provocou claro desgaste, a viagem fez-se.

Não é suposto ser uma jornada fácil e o desafio está precisamente em fazê-la contra tudo e contra todos enquanto eu entender que tem significado.

Se algum ano eu considerar que vou apenas pela corrida, então deixará de fazer sentido fazê-la.

Espero que não, porque até hoje as 4 viagens que fiz representaram muito para mim.

Hoje sinto um enorme bem estar.

Estou completamente derreado, mas sinto-me nas nuvens e muito por causa dos meus Amigos que me acompanharam.

Obrigado a todos e até para o próximo Ano.

4 comentários:

  1. Que consigas ter este dia durante muitos e bons anos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Para o ano lá estarei aqui deste lado a dar-te a força possível nessa jornada tão especial para ti e para os amigos que te acompanham quer em pensamento quer no terreno.
    O A. Belo trata-se do António Belo um dos mais populares atletas veteranos do pelotão e um excelente atleta alem de um ser humano muito especial. Provavelmente nem te conhece pessoalmente mas ser solidário e fraterno que é não hesitou um minuto em te mandar um mensagem respondendo ao apelo de alguém que tu deves desconfiar quem seja!... :)
    Nesses SMS também foi um do Mestre Joaquim Adelino provavelmente não assinado (já viste as coisas que uma Raposa Manca sabe! hi hi hi hi ).
    Forte abraço Alex.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente tiveste um dia com mais trabalho que eu ... Mas só tenho a agradecer esse esforço, porque no terreno os sinais de sms a entrar, mesmo sem serem lidos na altura, deram uma força tremenda. Abraço

      Eliminar
  3. Bela jornada, mais uma.
    Abraço
    1 amigo do Alex
    (AAlmeida)

    ResponderEliminar