sexta-feira, 27 de novembro de 2015

TRAIL DOS PALÁCIOS

Participei, no passado dia 1 de Novembro, no Trail dos Palácios, uma proposta da 'Roteiros Aventura', que consistia em fazer uma ligação, maioritariamente em piso mole, entre o Convento de Mafra e o Palácio de Sintra, qualquer coisa à volta dos 25 Kms de extensão e com o tempo limite de 5 horas.

Decorridos cerca de 5 meses desde que me lesionei na L5/S1, ao que tudo indica com uma "Fractura de Stress", pareceu-me uma boa proposta para recomeçar os meus desafios, em propostas com algo de interessante, como me pareceu esta.

Ligação de 2 símbolos da nossa paisagem monumental através da zona saloia, a lembrar os Trilhos de São João das Lampas, do meu amigo Fernando Andrade.

Muita chuva, muita lama, durante todo o percurso.

O piso foi maioritariamente estradão, mas teve bastante trilho e claro, algum alcatrão.

Os meus Trabuco portaram-se bem, atendendo ao estado do piso, embora tivesse havido ocasiões em que me pareceu estar positivamente de patins, tal era a instabilidade do solo.

O grau de exigência física com que este Trail foi classificado pela organização 4+, numa escala de 5, nem pouco mais ou menos correspondeu à realidade. 3 ou 4 subidas mais puxadas e o resto foi essencialmente rolante.

As marcações do trajecto e da distância estiveram muito bem e os abastecimentos fartos.

Esteve mal a organização em não ter conseguido organizar o transporte de sacos para a meta. Com tanta camioneta tinha sido perfeitamente possível reservar uma delas apenas para esse fim, tinha assim evitado que muita gente tivesse depois de cortar a meta, em Sintra, sido ainda forçada a fazer mais de 30' de camioneta, de volta a Mafra, com a roupa completamente molhada.

Pelo meu lado levei um saco de plástico, com uma muda de roupa para depois em Sintra, num parque, recorrer ao WC, mudar de roupa e evitar assim aquele sacrifício.

Também não se vislumbrou ao longo da prova qualquer apoio médico. Eu sei que a coisa até era curta e os acessos fáceis e previsivelmente rápidos, mas com tanta lama seria expectável acontecerem quedas e nessa altura daria jeito qualquer tipo de apoio.



Melhor:

Marcações
Abastecimentos

Pior:

Transporte de roupa para Sintra
Apoio médico

No final, gostei da prova, dum modo geral.

A zona é cénica, os acessos são rápidos e digamos que é uma prova que se faz bem.




Sem comentários:

Enviar um comentário