segunda-feira, 15 de novembro de 2010

36ª Meia da Nazaré

1038 ALEXANDRE PINA DUARTE Alexandre Duarte 166 Individual 36ª Meia Maratona - 14 de Novembro de 2010 Veteranos M50 Masculino 02:00:16


Escrevi no meu registo de treinos no Fórum do Mundo da Corrida:


"
A NAZARÉ é à parte!! Perco toda a razão quando se aproxima a data de mais uma Edição. Na última semana corri 20' + 45'. Passei a semana com dores cujas causas desconheço.
Tudo o que era sensato fazer eu ignorei. Levantei-me às 06:30 e fui para a Nazaré!!

...
"

No ano passado, por esta altura eu contava uma estória acerca da m/hipotética, sonhada, desejada e impossível participação na edição de 2009 da Meia da Nazaré. Tinha sido operado ao joelho, há 10 dias e a Nazaré para mim era apenas recordação e desejo.

Este ano a Nazaré surge a 3 semanas da minha 1ª tentativa de fazer uma Maratona aos 50 anos.

Este ano, já posso narrar a história da minha participação.

A Nazaré tem um significado único. É o carisma único duma prova com muito significado para mim.


Estive praticamente sem correr toda a semana, com uma dor cuja origem desconheço. Testei a ‘coisa’ na sexta e aquilo não foi carne nem peixe … Dói quando respiro mais profundamente, o que acontece quando se corre … Mas eu tinha de ir à Nazaré …

A rotina, já noutras ocasiões seguida repetiu-se ontem. Tudo igual. Desta vez escolhi deixar o carro perto duma saída, para que, assim que terminasse me pudesse escapar para ir dar os parabéns a outra Mãe, à minha, também hoje de parabéns pelo 80º aniversário!!

O levantamento do dorsal, o café e o bolinho, tudo igual. Desta vez a partida, a minha partida, foi às 09:50. Tirei 01:10hrs para fazer o meu ‘aquecimento’. Aproveitei a Nazaré para fazer mais um treino longo. Arranquei às 09:50, sob o olhar desconfiado de quem estava ainda em passeio na marginal e dos polícias que se iam colocando estrategicamente no percurso. A ideia era fazer 11Kms a rondar os 06:15/Km e depois começar a Meia-Maratona para terminar abaixo das 02:00hrs. Fiz o 1º contacto com o Mar, que hoje não pude gozar como noutros anos, onde invariavelmente sempre me deliciava durante o passeio pré-preparativos. A manhã estava boa para correr. Pouco vento e uma temperatura muito agradável. Fiz o retorno na Quinta Nova, no 16ºKm e depois dei a volta por cima da Nazaré. Passei no carro, vesti uma camisola seca, peguei numa barra energética e lá fui, rua abaixo para a outra prova. A partida já tinha sido dada e apanhei a cauda do pelotão, composto primeiro pelos caminhantes e só depois pelos participantes na Meia.

A meio da avenida da meta, lá consegui começar a correr. Andei sempre mais ou menos certinho, lá houve Kms que me distraí e fui para os 05:30/05:20, mas dum modo geral mantive sempre um ritmo mais ou menos constante. Ia um pouco a medo porque não sabia se a dor se iria ou não agravar.

Calmamente fiz a m/prova. Senti-me bem muscularmente. Notam-se os Kms que tenho feito, pelo menos quando se trata de fazer entre 25 e 30Kms. Fiz até hoje 3 treinos longos. 1 de 23Kms, na praia e 2 de + de 30Kms. Possivelmente deveria fazer mais. Mas foi o possível.

Por volta dos 19Kms (11+19=30K), as pernas começaram a transmitir algum cansaço. Mas a meta estava já ali ao fundo, da sempre longa avenida.

Cortei a meta algo combalido, com dores no joelho e nas costas, mas muito feliz porque consegui uma vez mais vir à Nazaré!!

1 comentário:

  1. Parabéns a tua mãe!”
    80 Anos a aturar-te deve ser mais complicado que fazer a Ultra Maratona Atlântica 2 vezes seguidas!
    Um abraço.

    ResponderEliminar