segunda-feira, 23 de maio de 2011

III Meia da Areia




Foi no passado dia 15 de Maio que pela 2ª vez participei nesta, que já faz parte do meu (renovado) calendário. Foi a III Edição da Meia Maratona da Areia.

O objectivo à partida era fazer 5'/Km.

Mas esqueci-me que a prova era a Meia da Areia, e por isso era feita em areia ...

Quando cheguei à Costa, bem cedinho como gosto, apercebi-me doutro factor condicionante da prova naquela manhã: o vento que se fazia sentir. Era daquele que fustigava com milhares de 'pontas de alfinetes', as pernas daqueles que se atreviam a pisar o longo areal.

Mas não sou de desistir cedo e para lá o vento sendo lateral, por vezes ainda dava uma pequena ajuda pelas costas e mantive um ritmo que permitia ter esperança no cumprimento daquele objectivo.

Até ao 9º Km os parciais ao Km rondaram sempre os 4':55", mas depois chegou a 3ª condicionante: a maré!! Aquela zona estava afinal como seria de esperar, ou seja, mole e sem consistência. Havia um corredor de cerca de 1 mt, onde a areia ainda tinha alguma consistência. Mas à força de ser pisada por tanta gente e por ser zona disputada pelos que vinham e pelos que iam, era de muito difícil acesso e aí vi que era demais.

A areia, o vento e a maré!

Afinal 3 componentes indissociáveis desta esplêndida prova e que eu quis esquecer quando defini os meus objectivos para a prova.

A média subiu. O 11º Km em 06:01". O 12º Km em 05:51", espelham bem as dificuldades que senti naquela zona. Depois veio o retorno, o vento contra e o desgaste que provoca correr em areia!!

Apesar de todos os condicionantes, o trabalho de casa estava feito. Era o teste que eu queria fazer. Independentemente de não conseguir chegar à média dos 5'/Km, consegui testar e de forma muito positiva o aumento de capacidade que os treinos dos últimos meses me deram. A partir do 17º Km, apesar da maré continuar a subir, consegui andar muito perto dos 5'/Km. Nos 18º e 19º Kms andei mesmo abaixo daquela média (04:55) e depois, nos últimos Kms, subi um pouco para os 05:07 e 05:08.

Fiquei muito contente com a m/prestação.

Mais importante que o tempo, é ter sentido que apesar de desgastado pelas condições difíceis da prova, especialmente este ano, consegui dar uma resposta muito positiva.

A receita parece-me ser a correcta e por isso será de manter.

1 comentário: