segunda-feira, 27 de junho de 2011

Junho - Estágio na Areia

1º dia – 6 de Junho, segunda-feira
Meti Assistência à Família para justificar a balda ao 1º dia de estágio.
Na AtR (A Team Running) não se brinca e uma falta agora, que o estágio está a iniciar não ia cair nada bem junto do mister.
Só saí de casa às 17h, em direcção ao Centro de Estágio. Cheguei às 20h, já depois de uma paragem no caminho. Hoje não dava mm para treinar.
2º dia – 7 de Junho, terça-feira
Para mim o 1º dia do estágio. Alvorada às 07:30, arranque às 08:15. Para hoje o ‘prato’ foram 9K, para 50’, pelas falésias de Porto de Mós. O mister diz que é apenas para “ambientar”. O tempo está tapado e fresco. O vento aqui faz-se geralmente notar e hoje não foi excepção.
Dia = 9K
Acumulado = 9K
3º dia – 8 de Junho, quarta-feira
Hoje já a coisa foi mais a sério. Alvorada às 06:45 e saída às 07:15. 1º contacto com as areias da Meia Praia. A maré estava quase cheia e por isso a ‘coisa’ hoje já foi + forte. 17k com 10k feitos em areia. Sendo o ‘1’ o ‘tapete’ que apanhei no dia 1 de Junho na Caparica, no 10º Lunar e o ‘5’ o que irei apanhar em Melides, à partida da UMA, no próximo dia 17 de Julho. Hoje foi qualquer coisa entre o 2/3. A areia desta zona, mesmo em maré cheia, nunca é tão mole como a de Melides.
Dia = 17K
Acumulado = 26K
4º dia – 9 de Junho, quinta-feira
Sessão fraca. Cerca de 9k nas falésias. Hoje levei a Tara, extremamente necessitada de exercício sob risco de ficar como o do Pedro Marques - anafado!!
Ela está realmente em baixo de forma e no regresso já vim literalmente a puxar por ela.
Dia = 9K
Acumulado = 35K
5º dia – 10 de Junho, sexta-feira
Sessão forte. Hoje o ‘mister’ receitou algo ainda + parecido com o que irei encontrar na próxima manhã de 17 de Julho, lá para as bandas de Melides. O percurso foi o mesmo, cerca de 3,5K de estrada até à Meia Praia, mas uma vez ali, o trajecto foi + afastado da água, bem lá por cima, junto aos toldos. Hoje a areia, na escala que criei no início deste estágio, fica classificada de ‘3/4’. A areia da Meia Praia é mais fina e logo mais densa que a de Melides, que é mais grossa. Aqui nunca será possível ter a areia mole como a da Península. De qq forma foram 10k bem durinhos, com o suor a encharcar por completo.
Dia = 17K
Acumulado = 52K
6º dia – 11 de Junho, sábado
Mais um dia de falésias. Mais uma sessão ainda acompanhado pela Tara. Ela faz de ‘pace-maker’ e no regresso hoje, obrigou a andar cerca de 5’ tal era a dificuldade com que se deslocava.
O Alex Jr. tem sido um belo despertador. Desde que se iniciou o ‘estágio’ ainda não cheguei a ouvir o despertador, activado para tocar às 07:30. Sempre a rondar as 7, ele ali está, a expulsar-me da cama e a substituir-me junto da Mãe!
Dia = 9K
Acumulado = 61K
7º dia – 12 de Junho, domingo
Mais uma sessão durinha, de casa até à Meia Praia e volta. Lá, onde tudo se definirá daqui a umas semanas, a areia foi o cenário principal. Como me sinto cansado, fiz o treino hoje em areia dura, tipo ‘1/2’, muito próximo do que fiz no 10º Lunar do passado 1 de Junho.
Hoje chegou família, que irá passar o resto da semana connosco. Tal acontecimento irá exigir algum cuidado para não prejudicar o estágio.
Dia = 18K
Acumulado = 79K
8º dia – 13 de Junho, segunda
Falésias com a Tara. Hoje a cadela teve grandes dificuldades em acompanhar-me. Ou está a ser ‘calona’ ou está aleijada. De qualquer forma não posso estar a perder treinos como praticamente perdi hoje em que pouco corri no regresso. Vou substituí-la pelo SPOT, que é mais atlético ...
Dia = 7K
Acumulado = 86K
9º dia – 14 de Junho, terça
‘Comprido’, mas todo em areia mole (4). Arranquei de casa uma vez mais bem cedinho e fiz a Meia Praia sempre por cima. O treino foi muito bom, mas é realmente difícil andar com areia assim. O ritmo anda sempre perto dos 8’/Km e os bpm a rondar os 150.
Dia = 18K
Acumulado = 104K
10º dia – 15 de Junho, quarta
Mais um dia de falésias com o SPOT. Sinto-me cansado.
Dia = 9K
Acumulado = 113K
11º dia – 16 de Junho, quinta
Hoje levei o carro e fiz a Meia Praia em areia rija (1). Tenho sentido algum cansaço e decidi ‘descansar’ hoje e ao mesmo tempo desfrutar um pouco do meio envolvente extremamente apetitoso quando se consegue apreciar. A praia às horas a que tenho corrido aqui este ano, tem uma beleza ainda mais especial.
Dia = 10K
Acumulado = 123K
12º dia – 17 de Junho, sexta
Alvorada às 06:45 (...) para mais uma sessão nas falésias na companhia sempre voluntariosa do SPOT. Quase no final da sessão, a cerca da 500mts do final, faço os alongamentos que às vezes, nestas férias, tenho descurado por causa da eterna falta de tempo. É um estágio nas areias para mim, mas para o resto do ‘A’ Team são a 1ª parte das férias e há horas que têm de ser respeitadas, principalmente na exposição solar do Alex Jr., que vai ganhando um bronzeado à polícia!!
Dia = 9K
Acumulado = 132K
13º dia – 20 de Junho, segunda
Tive dois dias de ‘balda’. A ‘A Team’ está de novo e em exclusividade no Centro de Estágio e aconselhava-se um intervalo para dedicar ao lazer e claro, à Família.
É sabido como os dias de visita das famílias aos Centros de Estágio, deixam as suas marcas nos atletas (…). Tais marcas revelaram hoje um cansaço acrescido, atendendo a que decorreram 2 dias de intervalo.
Hoje fiz 14K só em areia. Aqueci nos 1ºs 3K, fiz depois + 10K em areia escala ‘5’, bem lá em cima e no final, já muito cansado, desci, para terminar com 1K de areia rija, escala ‘1’.
Dia = 14K
Acumulado = 145K
Lição 1: é importante fazer a progressão sem olhar o horizonte. Se mantiver o olhar baixo, num raio de 1mt à minha frente, não me apercebo o quanto o ritmo é baixo para irreflectidamente tentar aumentá-lo.
14º dia – 21 de Junho, terça
Mais uma sessão nas falésias, com o SPOT, hoje debaixo de algum calor que começa a aumentar. O bicho, claro, sentiu logo e o ritmo ressentiu-se um pouco. Este eu sei que não faz ronha e se ele vinha a arfar eu só tinha mesmo é de baixar e foi o que fiz. No final uns alongamentos e o regresso ao centro de estágio.
Dia = 9K
Acumulado = 154K
15º dia – 22 de Junho, quarta
Dia de treino forte. O ‘mister’ avisou à partida, hoje vai ser o treino ‘rei’ deste estágio, que se aproxima do seu final. E o mister não iludiu. Foram 10k em areia escala ‘5’, completamente solta. Muito difícil. No regresso, fiz a experiência e vim descalço e as dificuldades aumentaram. Descalço tenho menos sustento proporcionado pelos GT2150 e os pés enterram-se ainda mais na areia. A progressão é muito lenta e são ainda 08:30 da manhã!!
Dia = 10K
Acumulado = 164K
Lição 2: já vem de 2010, mas nunca é demais relembrar a importância dos ‘passinhos de bébé’ quando se trata de evoluir em areia solta. Não é nada aconselhável querer manter a normal amplitude de passada.
16º dia – 24 de Junho, sexta
Ontem foi feriado e foi + 1 dia de gazeta.
Hoje, apesar das arrumações se terem iniciado tendo em vista o abandono do centro de estágio depois de almoço, consegui ir fazer a despedida à Meia Praia. Fiz 30’ calminhos apenas para dizer um adeus e até Setembro.
Dia = 5K
Acumulado = 169K

O estágio está concluído.
A conclusão principal é que estou melhor que o ano passado.
Mantenho-me a correr, de forma continuada, desde Setembro do ano passado e isso deu-me muito mais endurance do que o que tinha à partida para a UMA de 2010.
Aumentei, desde o início de 2011, o número de sessões semanais e estou a fazer, normalmente, 5 sessões de corrida + 1 sessão de piscina por semana.
Os Kms aumentaram e com eles vem uma maior capacidade cardio-muscular.
No ano passado aqui, em Lagos, não fiz nenhum treino integralmente em areia mole. Este ano fiz vários.
Comecei este ‘estágio’ com um Lunar que me levou a ir pela 1ª vez à Lagoa. Bem mais importante que o estado do piso em que fiz aquele treino, que não tem qualquer comparação com o que irei encontrar em Melides, é a forma como o corpo respondeu aqueles 30K, feitos a um ritmo muito bom. São bons sinais.
Aqui, tive a Meia Praia à disposição e tirei q.b. de usufruto, atendendo a que não estava ali para estar sózinho!!
Nas restantes semanas que faltam, até à UMA 2011, espero conseguir manter algum ritmo de treinos, alguma especificidade e mais um ou dois treinos longos, se possível em areia.

2 comentários:

  1. Até fico cansado só de ler. “Ganda” forma Alex!

    ResponderEliminar
  2. Temo que esteja a entrar em exageros!!
    Mas agora não posso parar!!
    Tenho de tentar aguentar até 17-Jul.
    Depois está prometida uma contenção de verão, até Setembro.
    Abraço Jorge

    ResponderEliminar