quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

São Silvestre Pirata de Monsanto

A Pirata está a afundar-se!


Quando decidi participar na 2ª Edição da São Silvestre de Monsanto, decidi também que desta vez não ia de carro.
Vi a distância até à partida, que ronda os 7Kms e organizei-me de modo a ir e vir pelos próprios meios.
A 1ª parte da minha Pirataria, foi por isso de casa até ao ponto de partida.
Saí de casa por volta das 20:20, fiz Linda-a-Pastora, Carnaxide, Serra de Carnaxide, Alfragide, Decathlon e Parque de Campismo.
Os cálculos falharam por cerca de 12' e quando cheguei já o comboio da pirataria tinha partido.
Não fiquei muito preocupado, até porque conheço minimamente Monsanto e 12' seriam (pensava eu ...) facilmente recuperáveis.
Lá me meti ao caminho, naquela altura a um ritmo um pouco abaixo dos 6'/Km.
Em cima do 2º Km o 1º engano!
Junto à passagem sob a A5, saído da mata e um pouco desnorteado, estupidamente viro à esquerda em direcção a Pina Manique, quando sabia perfeitamente que deveria virar à direita, em direcção a Montes Claros.
Andei cerca de 300mts e apercebi-me do erro, já quase na rua de acesso aos Bombeiros. Voltei para trás e lá fui eu, agora pelo caminho correcto.
Até Montes Claros o traçado foi seguido, mais ou menos de modo correcto. Quando cheguei à Rotunda comecei a ouvir pessoal e pensei que teria alcançado o 'carro vassoura'. Estava enganado!!
Dei a volta no anfiteatro, conforme o traçado disponibilizado e aqui, entre os 4º e o 5º Kms novo engano. Quando dei por mim estava junto aos edifícios da Faculdade de Arquitectura! Tinha descido demais! Novo retorno!!
Mais volta menos volta lá voltei eu à Alameda Alfredo Keil e segui em direcção à Rotunda e ao viaduto sobre a A5. Aí sim, apanhei finalmente o Luís Parro, com funções de 'carro vassoura'. Com o Luís iam cerca de 1/2 dúzia de participantes(...). A partir dali, apercebi-me que de uma Pirataria se tratava, porque eram vários os grupos auto-formados, que por sua vez adoptavam o trajecto que melhor lhes calhava.
Eu sei que chamar à coisa uma 'Pirataria' é muito giro e fica bem.
Eu sei que fomentar a atingirem-se números perto das 2 centenas de participantes é muito interessante.
Mas depois e tal como me apercebi ontem, dada a partida, ninguém, ou quase ninguém, excepção feita ao Luís Parro, se preocupou com esses participantes, claramente incapazes de correrem 16Kms naquelas condições.
Depois, como se veio a comprovar, o chamado "convívio" resume-se à parte dos comes e bebes.
Será que é esse o objectivo desta iniciativa? Cerca de 200 pessoas juntarem-se 1 vez por ano para comerem e beberem? Parece-me que não!!
Eu sei que cada um tinha a responsabilidade de gravar ou memorizar o traçado que o Parro disponibilizou. Eu não posso culpar ninguém de me ter perdido 2 vezes e não é essa a questão.
Quando alguém escreve num tópico para irem correr para Monsanto à noite, que é muito giro, que "ninguém fica para trás" para trazerem os filhos, irmãos, esposas, etc, será que não está implicitamente a assumir alguns riscos? E se alguém se perdesse ontem, quem dava por isso? E se alguém se perdeu ontem, alguém deu por isso??
O que aconteceu ontem foi n grupos de pessoal, a correr no meio de monsanto, em possivelmente cerca de 170 trajectos diferentes!!
Bem, mas voltando ao meu trajecto. Entre os 7º e o 9º Kms nova alteração, ao traçado original, cortando distância, seguimos pela estrada para Pina Manique, quando o traçado original indicava uma entrada para o mato à direita e depois para a esquerda dessa estrada.
Chegados a Pina Manique, alguns grupos juntaram-se e mesmo com o autor do trajecto presente, logo uns se decidiram seguir por um lado e outros pelo outro.
Segui o Parro, obviamente e com ele seguimos cerca de 10.
Aqui, nesta altura e com o percurso completamente adulterado, já cada um seguia por onde queria.
Voltámos a Pina Manique e depois daí em direcção a Montes Claros. A partir daqui, seguiu-se o traçado divulgado anteriormente. Junto ao estádio, passou por nós um grupo que fazia nitidamente a sua 'prova'. Entre eles reinava a boa disposição. Passaram por nós e rapidamente desapareceram. Lá seguimos, depois daí, completamente em singular. Perdi-me do Parro e nunca mais vi a cauda do pelotão. Se até ali ia tudo disperso, a partir daquele encontro acidental, foi cada um por si, a ver quem corria mais!
Cheguei ao Parque de Campismo e comecei a última parte da minha Pirataria: o regresso a casa. E que regresso!!
Decidi aqui fazer outro caminho, que evitasse passar outra vez pela Serra de Carnaxide e estar a subir e a descer.
Por esta altura as forças estavam praticamente esgotadas e ainda faltavam cerca de 7 Kms para casa. Fui à descoberta, desta vez por baixo, junto à zona comercial (Makro, etc) em direcção a Carnaxide, pretendia eu via Outurela. Mas perdi-me novamente (...) e pouco tempo depois vi-me no meio do Bairro 18 de Maio!!
Aqui meus caros amigos, senti-me mais isolado do que há alguns minutos atrás, completamente sózinho no meio de Monsanto by night.
O ambiente era realmente pouco amistoso (...) e áquela hora havia muito movimento por ali ...
A ouvir algumas bocas, lá segui o meu caminho, que não sabia bem qual era!!
Perguntando aqui e ali, lá consegui chegar ao Hospital de Stª Cruz. A partir dali estava novamente em terrenos conhecidos e rapidamente regressei, até porque a partir daqui é sempre praticamente a descer até Linda-a-Pastora.
Por volta das 23:30 estava à porta de casa. Alguns (poucos) alongamentos, porque estava esfomeado e gelado e a aventura terminou ali.
Fiz 7Kms + 14Kms + 7Kms = 28Kms, nas 3 partes da minha Pirata!

Dificilmente participarei noutra aventura destas, pelo menos nos mesmos moldes.
Agrada-me a ideia de se piratear a iniciativa. Percebo que os 'campeões' não têm qualquer obrigação de andar em 'comboio', mas o objectivo também não é aquele que ontem ficou evidenciado. Ou seja, não me parece que os companheiros que idealizaram esta iniciativa (Parro, Peregrino, Jorge Branco), sonhassem que se tornasse naquilo que ontem se tornou, ou seja, numa série de grupos a correrem em Monsanto à noite!!
Tenho a impressão que não foi bem isto que eles idealizaram para a sua (deles) iniciativa.
Como o António Pinho ontem avançava, antes fazer um trajecto acessível a todos, do que acabar por ter muitos trajectos de acordo com os diferentes ritmos de cada um.
Eu ia nesse sentido e propunha fazer 2 ou 3 trajectos, de distância e graus de dificuldade diferentes, até porque Monsanto o permite. Arranjava 2 ou 3 participantes para cada um dos trajectos e a partir daí fomentava-se que todos andassem dentro dum desses grupos. Para os 'campeões' qualquer coisa a rondar os 30Kms, depois um 2º grupo para um trajecto intermédio, como o que foi proposto para ontem e finalmente um terceiro trajecto, mais curto, para quem não quisesse ou pudesse fazer muitos Kms.
Para alguém que ande, em Monsanto, a 4'/Km, demora o mesmo tempo a fazer 30Kms do que alguém como eu, a fazer 20Kms. Acho que com relativamente pouco esforço, se conseguem trajectos em Monsanto, para ritmos diferentes de modo a não espalhar demasiadamente pessoal por Monsanto, fomentar algum convívio também durante a prática desportiva e que permitisse que os 3 grupos chegassem sensivelmente ao mesmo tempo ao ponto de partida.
Nas (poucas) iniciativas em que participei até hoje no BTT, as organizações sempre têm 2 circuitos, um mais técnico/longo que o outro. E os 2 grupos que se formam, são sempre acompanhados de início ao final, não ficando ninguém para trás ou para a frente de tais grupos. Porque não fazê-lo com a corrida? Será que desvirtualiza assim tanto o carácter 'Pirata' desta São Silvestre? Acho que não!
Assim, nesses moldes, talvez eu participe em nova aventura!!

4 comentários:

  1. Grande pirataria a tua!
    Mas vamos falar da São Silvestre Pirata.
    Realmente esse não é o espirito da “coisa” quando lancei a ideia no Fórum do Mundo da Corrida o ano passado.
    Estou de acordo com as tuas ideias de grupos para vários andamento e de não deixar ninguém para trás!
    Mas o que me faz confusão é que até agora só li dois relatos sobre a iniciativa, o teu e o do Fernando Andrade e eles são tão antagónicos que até parece vocês participaram em iniciativas diferentes!
    No relato do Fernando Andrade tudo correu bem e até houve rotundas em que o pessoal mais adiantado esperou pelos mais atrasados!
    Enfim vamos ver o que o futuro nos reserva quanto a estas iniciativas piratas.
    Da minha parte estou muito habituado a correr sozinho mas é em locais que conheço bem!
    No andamento miserável que tenho presentemente iria andar perdido em Monsanto e sozinho! Não me parece algo muito seguro! Não me importo de andar duas ou mais horas sozinho aqui no meu Ribatejo adoptado, sem telemóvel, sem abastecimento, sem nada mas Monsanto já não faz a minha praia!
    Abraço pirata!

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Alexandre,acho que te faltou ali um pouco de enquadramento pelo facto de teres chegado atrasado, era natural que ao fim de pouco tempo o pessoal já andar em pequenos grupos e todos sabiam que isso iria acontecer, esta cena também fazia parte da pirataria que estava montada, mesmo com o Trek instalado nos garmins a leitura daquilo também não é muito fácil a quem ainda não está habituado. Depois, Monsanto apesar da escuridão tem duas ou três partes que permitem a todos encontrar o Norte em caso de se perderem: a via central que dá acesso a A5 e os pontos mais altos da Serra que permitem olhar para um lado e para o outro e facilmente nos orientamos depois. O teu problema foi ter chegado atrasado e teres perdido pontos de referência, por exemplo se me encontrasses na partida já não me largavas mais (penso eu)e vice versa e a conversa já seria outra. De resto pergunto-te o que fizemos em S.João das Lampas à noite? exactamente a mesma coisa que em Monsanto, só com uma diferença, tu não estavas lá quando começámos nem quando te foste embora quando acabámos, pois claro, assim não há convívio possível e passaste um pouco ao lado daquilo. Não leves muito a sério o que estou a dizer, é apenas uma achega para dizer que nós também fazemos parte da festa e o quanto é importante a gente estar lá.
    Um grande abraço caro amigo.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Joaquim, volto a frisar que a questão não é o facto de eu ter andado perdido. Como acho que deixei claro, conheço Monsanto e não tive grande problema em andar por lá sózinho naqueles 1ºs Kms. Aliás, a culpa de ter partido atrasado foi unicamente minha e de mais ninguém. O que me pareceu negativo foi um certo desnorte que se instalou acho que no último de muitos pelotões que se formaram naquele treino. Se te encontrasse à partida muito provavelmente teria ido contigo e teria visto o mesmo que vi, acompanhando o Luís Parro. Acho que mesmo 'pirata', deveriam ser formados, no mínimo, 2 grandes grupos e daí ninguém sair. Aí sim, acho que teríamos ali algo importante e bonito de ser visto!
    Grande Abraço e Grande Ano

    ResponderEliminar
  4. Amigo Jorge, o relato do Fernando é o que ele fez concerteza fiel ao que se passou na parte do pelotão em que ele fez o treino. Eu tentei fazer o relato do que me apercebi no local em que fiz o meu. Provavelmente pequei por algum excesso no relato que fiz, mas não retiro uma vírgula ao que escrevi na altura. Mesmo 'pirata', mesmo com o contributo de muitos entusiastas, continuo a afirmar que esta iniciativa carece de alguma revisão.
    Grande Abraço e Grande Ano

    ResponderEliminar