segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Revista do Ano de 2011

Acabou!
Finalmente!!

2011 não deixa saudades e foi com uma sensação de alívio que me despedi dele, no passado dia 31.

Nem tudo foi no entanto mau e apesar de tudo tenho de ter algum optimismo e olhar muitas coisas boas que apesar de tudo aconteceram.

No ponto de vista desportivo, que é o que pretendo aqui realçar, foi o ano em que terminei a Ultra Maratona Atlântica e em que fiz a minha 4ª Maratona.

Após a experiência fracassada de 2010, em que desisti aos 28Kms, na edição deste ano da UMA já consegui terminar. Foi uma vitória digna de realce.

Quanto à Maratona, terminei em Dezembro, a minha 4ª Maratona. Em relação à 3ª, fiz menos cerca de 20'. Foi por isso cerca de 30 segundos que roubei em cada Km em relação à edição de 2010. Foi igualmente nesta Maratona que cortei a meta acompanhado pelo Alex Jr.. Foi a 1ª de muitas que espero ele passe comigo!

Muito mais importante que os tempos obtidos, é perceber que o corpo começa a ganhar ritmo, após cerca de 2 anos de prática, sem grandes paragens.

2011 foi o ano em que conheci o meu fiel 'SILVER' - Forunner 305, que recebi em Janeiro e que desde aí não mais me abandonou, em todos os treinos de corrida.

Foi igualmente um ano em que felizmente e excepto algumas situações de algum alarme, consegui correr sem lesões.

Tive a questão do músculo da perna direita, possivelmente resultado de algum excesso para a UMA e depois tive a questão do hálux do meu pé direito, igualmente resultado do aumento de preparação para a Maratona.

Fora estas duas questões e obviamente o período do 'defeso' de Ago/Set, em 2011 consegui correr sem problemas de maior.

2011 trouxe igualmente a piscina como O Treino por excelência das quartas-feiras. Depois de em 1980 ter feito mais ou menos de forma regular, treino de piscina, consegui em 2011 voltar a fazer 100 piscinas seguidas nas minhas sessões de treino. (Re)comecei a fazer piscina após a operação ao menisco, em inícios de 2010. Em 2011 fazer 1 hora de treino e 100 piscinas passou a ser O Treino e isso é sem dúvida uma vitória essencialmente da persistência sobre o esforço, face aos benefícios que retiro daquele dia.

A m/época, em termos competitivos, foi reduzida à Meia da Areia (Maio), à UMA (Jul), à Meia da Nazaré (Nov) e à Maratona (Dez). Ainda tive outras experiências planeadas, mas acabei por as anular.

Sinto-me satisfeito com este meu calendário.

Gostava de experimentar, por exemplo, o Trail de Sicó, ou o do Alqueva.

Gostava de voltar ao Vale de Barris e a Almonda.

A acrescentar alguma coisa aquele calendário, será por aí que irei avançar. Cativa-me mais a terra. Não estou minimamente virado para o alcatrão!!

Estes foram os números do ano de 2011:

Actividades = 206 (corrida + piscina)
Distância = 2.220 Kms
Tempo = 246:49 horas
RC Médio = 132 BPM
Calorias = 192.320

Planos para 2012 tenho, 'apenas' 1!!

Apenas 1 projecto, pessoal, em que irei tentar fazer qualquer coisa a rondar os 100Kms!

Esse é sem dúvida O Projecto para 2012!!

Será já em Fevereiro. Tenho por isso 1 mês para me preparar!!

Nessa 'aventura' o importante é chegar ao meu destino. Não será tanto uma corrida, mas mais uma jornada.

Será sem dúvida uma aventura. Se conseguir fazê-la será uma vitória magnífica.

Embora pessoal, sei que os meus Amigos me acompanharão neste projecto. Sem grandes relatos, sem grandes mensagens. Irei apenas confiar em que estarão comigo, naquelas estradas que irei percorrer.

7 comentários:

  1. Lá “estarei” nessa tua jornal tão especial companheiro!

    ResponderEliminar
  2. Eu estarei lá amigo Alex. dentro das minhas limitações ajudarei no que for possível. Os planos para os 100 kms são corajosos, no início da leitura pensei que eram os 100 de Portalegre em Maio próximo, comecei logo a sonhar com uma possível companhia, resta-me esperar que este venha a ser o teu 2º objectivo de 2012.
    Abraço e com os sonhos para 2012 sempre no horizonte e realizáveis.

    ResponderEliminar
  3. Muita força para esse objectivo!
    E um excelente 2012!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Claro que sim. Claro que estarão comigo! Afinal é para isso que servem os Amigos, para nos acompanharem nas horas importantes!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Sr Alexandre, hoje vim da Clínica da Santo António na Reboleira, da minha 1ª consulta do pós operatório, como trazia um relatório com algumas especificações técnicas que não percebia bem, foi então que resolvi escrever algumas e pesquisar no google. Para meu espanto, encontrei algo que parecia o meu caso, tal qual, até parecia que tinha sido o mesmo médico a dar toda a informação clínica, no diagnóstico, na cirurgia e nas observações para o pós operatório, foi então que encontrei este blog.
    Li todos os posts com muita atenção pois até as fotos, parece que foram tiradas às minhas pernas, incrível!
    Até o gosto por correr, fazer btt ou piscinas, fazem parte dos meus gostos e da minha vida!
    Muito obrigado por ter partilhado essa sua experiência que em tudo se identifica com a minha.
    Sou um desportista nato e gosto muito de actividades ao ar livre, correr, btt, orientação, etc.
    Não o conheço, nem tão pouco faço parte do seu grupo de amigos, mas por me rever nesse tipo de vida, quero aqui desejar que tudo lhe corra pelo melhor e que consiga atingir os objectivos que anseia para 2012.
    Sou de Coruche, um dia destes pode ser que nos venhamos a conhecer, um abraço do Mário Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. Amigo Alex
    força nessa jornada, bom ano de 2012.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Obg António.

    Mário, agradeço o comentário que deixou. Se quiser ler mais relatos sobre a 'saga' da minha meniscectomia, convido-o a visitar o Fórum de O Mundo da Corrida, onde na secção 'Outros Assuntos', tópico 'O Fórum do Atleta Lesionado', deixei posts de vários episódios do pré e pós operatório. Se de alguma forma o auxiliar agora no seu pós-operatório ainda melhor. Com tanta coisa comum, espero mesmo que nos encontremos em breve, quanto mais não seja para estrear esse menisco!!

    Abraço a ambos.

    ResponderEliminar