segunda-feira, 19 de março de 2012

As últimas (12 a 18 de Março)

13-Mar: 13Kms / 01:15hrs / Pq Nações
14-Mar: 10Kms / 01:00hr / Pq Nações + 2,5Kms / 01:00hr / Piscina
15-Mar: 10Kms / 01:00hr / Pq Nações
16-Mar: 12Kms / 01:20hrs / EN
18-Mar: 28Kms / 03:00hrs / EN
Total: 73Kms

Mais uma semana, esta já em plena preparação para o Raid de Sesimbra, a 15 de Abril.

E mais uma semana em que não consegui fazer o treino da segunda-feira. Desde que retirei, de algures, o esquema de treinos para a minha viagem de 03-Fev, que o treino de segunda-feira assumiu um papel importante na m/preparação, quando se trata de preparar aventuras acima dos 40Kms.

Estando, como estou, limitado quando se trata de treinar muitas horas seguidas, mas sendo no entanto importante habituar o corpo a esforços prolongados, quando se trata de preparar uma Ultra, seja Raid seja Maratona, o treino da segunda-feira funciona um pouco como o resto do treino longo de domingo. Funcionou para Fevereiro e por isso incluo-o, desde aí, nos meus períodos preparação.

A minha semana começou assim na terça, com o treino antes planeado. Depois na quarta, uma vez mais, com alguma ginástica de horários, consegui uma sessão dupla e compensei de alguma forma a falta na segunda-feira. Foram 10Kms calmos seguidos das habituais 100 piscinas.
Na quinta e sexta os treinos planeados e no domingo o ‘longo’, este com direito a histórico pormenorizado.

Nesta semana, com mais de 30% de aumento em relação à anterior, destaque uma vez mais para o treino de domingo, como habitualmente o principal da semana.

Passava 1’ das 07:00 quando comecei a bombar. O ‘main event’ da semana estava a iniciar.

O programa: 3horas ou 30Kms.
O local: Matas do EN

A temperatura era agradável, o vento reduzido e caía um orvalho ‘envergonhado’, que de tão envergonhado desistiu de cair logo que cheguei lá abaixo, ao vale.

Descida de Queijas, Linda-a-Pastora e Golfe.
Está quase pronta esta obra tão importante (...) de construção dum campo de golfe no vale do Jamor.
Fica aqui, para quem quer que leia este cantinho, o desejo, muito profundo, de que os 9 buracos sejam suficientes para satisfazer os desejos dos desportistas do taco & bola e principalmente dos promotores daquele local. O desejo que se confinem a esta margem do Jamor. O desejo para que não ocupem a outra margem. Mesmo degradada e abandonada, a outra margem ainda fornece local muito agradável para fazer uns treininhos.

O aquecimento continua agora com 2 voltinhas à pista tartan e outras 2 no circuito de Kayacs. Logo depois encaminho-me para o início das ‘hostilidades’, em terrenos um pouco mais acidentados, nos circuitos nascente e poente do EN.

Senti-me cansado no domingo. Aliás, tenho-me sentido cansado na maioria dos últimos treinos que fiz. Não estava a contar com isto nesta altura. Ontem não foi excepção. Não me sentia com grande vontade. Nem a música animada do MP3 vencia alguma falta de ânimo. Quando comecei o circuito a coisa piorou e começaram a aumentar os agentes provocadores de 'atrito'. Não era tanto o físico, mas mais a componente anímica que estava a degradar-se, muito rapidamente. A minha cabeça estava preocupada demais com os ‘adereços’ e faltava-me assim atenção para o mais importante: o treino físico. A certa altura, dei comigo a pensar em várias coisas que me estavam a incomodar: era a pedra no sapato, os auriculares a caírem dos ouvidos, o bidon que levei e que persistia em não se manter atrás, nas costas e persistia em rodar para a frente, atrapalhando-me o movimento do braço esquerdo, as meias que supostamente são de compressão mas que persistiam em descaírem nas pernas e até a banda Garmin, a descair-me do peito. Aquilo tudo estava a irritar-me. O treino estava a correr mal. E eu não me posso dar ao luxo de perder treinos com pormenores.
Às tantas, lá em cima, perto do local onde o circuito passa junto a Linda-a-Velha, não aguentei mais e parei, para me despir todo da cintura para cima e tentar cuidar pelo menos da banda Garmin, que permanentemente a descair-me para a barriga era sem dúvida o elemento causador de maior atrito.
Apertei a banda, coloquei o cinto do bidon por cima do pólo, voltei a vestir e arranquei. E a coisa melhorou substancialmente. O cansaço, esse, no entanto mantinha-se.
Foi um treino complicado. Por mais do que uma vez me apeteceu parar e ir para casa.
Mas lá consegui levar o esforço até ao final.
E aquela subida de volta a casa, digo-vos que depois de 3 horas de actividade é coisa complicada de fazer!!

Complicada esta semana e ainda se aproximam outras, que se adivinham igualmente complicadas.

Tenho-me de preocupar com lesões. Não tenho nem posso preocupar-me com questões acessórias. Para a próxima semana, o 'longo' de domingo está planeado para 40Kms. Vou tentar planeá-lo melhor. Ver o equipamento antes de sair para a rua e levar qualquer coisa para abastecer, para além do simples bidon de água, que foi outra coisa que me falhou neste domingo, não ter levado no mínimo uma barrita para dar umas gramitas de energia.

Boa semana para todos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário