terça-feira, 10 de abril de 2012

As últimas (02 a 08 de Abril)

"Se numa semana faço tudo direitinho, logo vem outra que 'entorta' logo."

Na semana passada foi assim o início do relato que fiz da semana, que terminara.

Esta semana vou iniciar o relato com:

Se numa semana tudo 'entorta' logo vem outra em que faço tudo direitinho!

É uma das componentes que me dá muito gozo registar nestas preparações que vou percorrendo e vos vou relatando com muito prazer. A constante procura de horários em que poderei fazer o meu treino, o jogo de cintura que invariavelmente revestem as semanas de preparação para um qualquer evento mais especial, em que invisto algum planeamento e por vezes as coisas até se encaixam e correm bem, mas também acontecem situações em que pelas mais variadas razões esse plano tem de ser alterado ou mesmo anulado. Dá um especial gozo ver por vezes este esforço todo recompensado, no final da semana e poder olhar para trás e ler no moleskine toda a semana preenchida com os treinos planeados anteriormente.

Esta semana, sendo a da Páscoa, resultou em duplo sucesso, porque não só consegui cumprir o planeamento, como o fiz em semana teoricamente complicada por ter situações de feriado, festas, família, etc, etc


02-Abr: 24Kms / 02:30hrs / Pq Nações
03-Abr: 15Kms / 01:40hrs / EN
04-Abr: 2,5Kms / 01:00hr / Piscina
05-Abr: 10Kms / 01:00hrs / Pq Nações
06-Abr: 15Kms / 01:40hrs / EN
08-Abr: 20Kms / 02:05hrs / Lousã
Total: 84Kms

E assim esta semana, devido ao 'acidente' da anterior, quando deveria ter descido alguns Kms em relação à anterior, registei um acréscimo de cerca de 7% na quilometragem. Deve-se a ter feito o treino 'forte' na segunda e não no domingo anterior.

Procuro correr mais pelo tempo do que propriamente pelos Kms que o 'Silver' assinala no final de cada treino. Afinal o que me importa é o tempo que consigo correr em condições mais ou menos exigente em termos de altimetria e não propriamente andar 10, 15 ou 20Kms.


segunda-feira, 02-Abr
Após a redução forçada de ontem, tinha hoje de compensar e consegui. Fiz hoje (quase) o 'longo' que devia ter feito ontem. Fiz cerca de 6Kms de aproximação, para depois andar cerca de 12Kms no Caminho de Fátima, com novos 6Kms para o regresso. Lá pelo Caminho, ainda encontrei uma 'parede' de 150mts, com 30mts de subida, que repeti 5x.

terça-feira, 03-Abr
O treino foi hoje dedicado a Micah True, ou 'Caballo Blanco'. Tomei conhecimento com esta personagem através do livro "Nascidos Para Correr". É fácil identificarmo-nos com a filosofia de correr por prazer. É um pouco mais complicado materializar tal filosofia e fazer dela um modo de vida, tal como ele fez. Ele correu por prazer e morreu a correr. Se há mortes felizes, ele deve ter tido uma morte feliz!

quarta-feira, 04-Abr
Como li algures, mais 1 hora a contar azulejos. Hoje com a aliciante de andar a ziguezaguear entre um substancial acréscimo de utentes, devido à época de férias. 60 min, 100 piscinas.

quinta-feira, 05-Abr
Soube a descanso, fazer hoje esta sessão em terrenos planos e com diminuição de Kms.

sexta-feira, 06-Abr
É hora de arrancar para o Centro de Estágio em altitude da Lousã. É mais um magnífico estágio, conseguido para o Grupo d'Os Não Alinhados. A hora de chegada é importante porque os atrasados irão dormir em solo duro e eu já não tenho idade para isso. Nunca tive aliás. Assim a alvorada acontece, por prazer e também por necessidade. Às 07:30 estou a 'bombar' em direcção ao vale. Por lá ando 01:30hrs a subir e a descer. A meio da sessão, na transição entre circuitos, cruzo-me com o João Lopes que por ali anda também na 'guerra' dele.

domingo, 01-Abr
É por regra o treino + desejado e geralmente também + duro. E foi assim hoje, em 1ª sessão de estágio, foram 10Kms Lousã acima e depois 10Kms Lousã abaixo. Pelo caminho, hoje estrategicamente efectuado sem a habitual compª do MP3, a música e o cenário fabuloso do local de estágio. É um privilégio ser seleccionado. O dia e o cenário estão magníficos. Como o programa do 'Mister' ditava 20Kms ou 02:00hrs e como estamos em 'tapering off', ou na língua que nos interessa, em descompressão, o local de treino foi a Serra e o piso foi duro. A manhã estava fria mas sem chuva. Assim que se começa a correr, começa-se a subir e aos 70' de treino estamos com + de 700mts e é altura de regressar, agora a gozar do investimento, que é como quem diz, a receber os proventos da 1ª parte do treino, sempre a subir e em esforço.

Iniciam-se já os preparativos para domingo.

A viagem, o trajecto, os horários, o equipamento, a alimentação, as calorias, a táctica, a leitura de relatos da I Edição, etc, etc.

Minimizam-se os riscos de algum esquecimento que possa prejudicar a prestação no dia X.

Se bem que não vá com intuitos classificativos, mas não nego que se trata duma competição. E eu vou competir. O investimento feito nestas últimas semanas foi substancial e tem de ser optimizado. Detestaria por exemplo ter de culpar o equipamento por qualquer incidente que acontecesse algures durante a prova. Para já parece-me que irei deixar em casa a banda Garmin. Lembro-me daquele treino em que passada a 1ª hora de treino aquela coisa começou a descair peito abaixo e tive de parar para a apertar. Lembro-me também da minha viagem, de 03FEV, em que as meias praticamente novas (...) me provocaram bolhas num dos dedos.

Pormenores destes assumem outras proporções quando se trata de UltraMaratonas e convém precaver situações deste género.

Boa semana para todos!!

4 comentários:

  1. :) Revi-me especialmente em "Se numa semana faço tudo direitinho, logo vem outra que 'entorta' logo.", mas normalmente a outra frase também se aplica: "Se numa semana tudo 'entorta' logo vem outra em que faço tudo direitinho!" - é assim, raramente as coisas saem exactamente como planeamos, temos de ter a capacidade da flexibilidade e da adaptação.

    Continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
  2. Confesso que vou balançando entre a flexibilidade e a adaptação nalgumas (poucas e boas) oportunidades, mas também entre a resignação e a revolta, noutras. Às vezes esqueço-me que a idade para as corridas despreocupadas já passou para mim. Às vezes quero esquecer-me que a corrida é 'apenas' a principal das coisas secundárias na minha vida. Agradeço o comentário. Cumps

    ResponderEliminar
  3. E eu que cá continuo a correr o máximo que posso mas sem objectivos nenhuns em relação a provas!
    Isto sim é que o grande desafio! Treinar só pelo prazer de correr!
    A minha mulher até já diz: porque treinas tanto se não vais a provas?!
    Abraço desalinhado!
    (Nota eu não treino muito, mas para o estado deste esqueleto é obra!)

    ResponderEliminar
  4. Pelo contrário meu caro, eu acho que o "desafio" é correr estritamente com o objectivo de fazer provas. Não conseguiria treinar, como muita gente por aí, semanalmente para a prova de domingo. Com menos de 1/2 dúzia de provas por ano, correr por prazer é afinal o que faço a maior parte do ano. E estou muito bem assim!! E tu também!! Enquanto conseguirmos correr estamos os 2 bem!!

    ResponderEliminar