segunda-feira, 16 de abril de 2012

As últimas (09 a 15 de Abril)

Eis que chega a data porque tenho esperado, ansiado, sonhado até, nas últimas 6 semanas.

Há cerca de 6 semanas atrás, perante a dúvida de repetir o Vale de Barris de Palmela e estrear o Ultratrail de Sesimbra, optei por Sesimbra.

Nas 6 semanas seguintes, segui dentro do possível um plano que basicamente procurou fornecer endurance e resistência para andar entre as 6 e as 7 horas a calcorrear a Serra da Arrábida.

Esta semana foi por isso da necessária descompressão atento ao esforço previsível de domingo.

Optei desta vez e ao contrário do que aconteceu nos planos para as 'aventuras' anteriores, no decréscimo de carga ao invés de, como fiz nas anteriores, diminuir o número de sessões. Na véspera, ainda tinha dúvidas se teria sido a melhor opção, dado algum peso que sentia nas pernas. Acabei por comprovar, no dia, que afinal foi uma boa opção.


09-Abr: 9Kms / 01:15hrs / Lousã
10-Abr: 11Kms / 01:10hrs / Pq Nações
11-Abr: 2,5Kms / 01:00hr / Piscina
12-Abr: 8Kms / 00:45hrs / Pq Nações
13-Abr: 8Kms / 00:55hrs / EN
15-Abr: 50Kms / 05:40hrs / Sesimbra
Total: 86Kms

E assim esta semana começou no final do meu Estágio em Altitude na Lousã e terminou em Sesimbra, no Ultratrail.


segunda-feira, 09-Abr
Em descompressão subo hoje uma das encostas da Lousã, para depois andar por lá cerca de 6Kms. Andei na vastidão de vazio que o incêndio de 2011 deixou para trás. Onde antes se via apenas vegetação e arvoredo verde, andei agora no meio de 'esqueletos' pretos do resto das árvores.

terça-feira, 10-Abr
De volta a casa, treino levezinho no Pq das Nações.

quarta-feira, 11-Abr
Mesmo fora de férias, persiste o acréscimo de pessoal na piscina. Andar 60' a fazer piscinas não é fácil. Acrescentar mais 3, 4 às vezes 5 pessoas numa pista, seja a nadar ou mesmo a flutuar, obriga a um esforço suplementar. Não quero de modo nenhum perder esta componente preciosa da m/preparação, mas a continuar assim não sei. 60 min, 100 piscinas.

quinta-feira, 12-Abr
Mais uma sessão, calma, em terrenos planos e com diminuição de Kms.

sexta-feira, 13-Abr
Sessão com o Guilherme. No EN, em terrenos moles e calma. Foi o terminar perfeito duma semana perfeita.

Estou a 36 horas da prova. Entrei em reflexão espiritual.

domingo, 15-Abr
Ultra-Trail de Sesimbra. Com direito a artigo próprio, fica no entanto aqui o registo de uma prova que se revelou merecedora de acrescentar o meu restrito calendário de provas a repetir. Tem características que considero justificarem que assim aconteça.

Na semana passada escrevi

"Se bem que não vá com intuitos classificativos, mas não nego que se trata duma competição. E eu vou competir. O investimento feito nestas últimas semanas foi substancial e tem de ser optimizado. ..."

Foi o que tentei fazer, desde o início. Optimizar o investimento de tempo e energias na preparação para esta Prova. O resultado foi muito positivo.

Segue-se outra prova, essa há já algum tempo no meu calendário de provas: Meia Maratona da Areia. Será daqui a 3 semanas. Irei 1º recuperar para logo depois retomar a m/preparação para essa prova.

Boa semana para todos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário