terça-feira, 28 de janeiro de 2014

1º Trail da Serra do Montejunto

(Estou a recuperar o trabalho atrasado e publico hoje aquela que foi a minha última prova de 2013. Espero que gostem de a ler)




Quando tenho a oportunidade de agarrar uma 1ª Edição, tento não a desperdiçar e foi o que aconteceu ontem, 1 de Dezembro de 2013, ali na Freguesia de Vilar, uma povoação nos arredores do Cadaval. Vilar formou-se junto ao Monte ou do Montejunto (gostaram desta??) e julgo que a Junta de Freguesia teve a excelente ideia de tirar algum partido desse facto e organizar este evento.

Do programa constavam 3 eventos: a caminhada, o trail curto e o trail longo. Estando em plena preparação para a minha Viagem de Fevereiro próximo, optei pelo trail longo, com 40 Kms e classificado pela organização como de dificuldade física média e técnica fácil.

Inicialmente marcada para as 10hrs, em boa hora a organização antecipou para as 9hrs a partida, decisão de que se devem ter arrependido mais tarde, porque a entrega dos dorsais, sem a já tão velhinha separação entre individuais e equipas, provocou grande congestionamento, o que atrasou de facto a hora de início para as 09:15hrs. Claro que a culpa divide-se entre a organização, que deveria limitar-se a seguir uma fórmula já sem segredos ou novidades e que outras já fazem há muitos anos e entre os atletas, que à boa maneira portuguesa deixam tudo mesmo para a última.

Esteve uma manhã bonita mas muito fria.

O controlo de artigos indicados pela organização como obrigatórios, ficaram pelo regulamento, uma vez que ninguém controlou fosse o que fosse. Por isso e mesmo não se justificando, parti de corta-vento, que tirei e arrumei ainda antes da 1ª légua.

Cerca de 300 participantes partiram para as 2 vertentes de corrida, escoltados por pessoal do btt.

8Kms na 1ª hora, ainda sem grandes dificuldades a não ser o frio. 2ª hora e 14,5Kms e aqui fez-se a divisão. Senhoras e meninos para os 22Kms. Gajas e gajos para os 40! :-)

A temperatura e a altimetria começaram a subir. Montejunto tinha até aquele dia e segundo a organização, 644metros de altura. Mas o doido do meu silver chegou a marcar 651mts!! Conclui-se por isso que ontem, ajudado pelo vento norte, me elevei de facto!!

3ª hora e 22Kms. 4ª Hora e 29Kms. O ritmo continuava mais ou menos uniforme. Cheguei a pensar que despacharia a coisa em 5horas!! Mas às 5horas de prova ainda estava eu nos 36Kms ...

Para trás as dificuldades maiores a virem do vento gelado nas encostas e algumas subidas, como por alturas do Km 29. De resto e em questão da vertente técnica, admito que não considerei fácil, mas se calhar sou eu que subindo mal, desço ainda pior!!

Devo confessar que a gravidade aliada à falta de treino específico, me dão pânico quando enfrento descidas um pouco mais técnicas. O meu centro de gravidade também não ajuda e isso contribui para as dificuldades que tenho principalmente nas descidas técnicas.

Os postos de abastecimento estiveram no geral bem. Por volta dos 25Kms não havia água num deles, mas as minhas reservas deram e sobraram até ao abastecimento seguinte. Ao chegar a esse abastecimento, um concorrente ao deparar-se com a falta de água comentou " ...mais valia não dizerem que havia abastecimentos ..."! Comentei com ele que todos devemos estar preparados para eventualidades destas quando nos colocamos à partida duma prova de trail!! O rapaz devia pensar que estava na Corrida do Tejo!! Como é que alguém, apenas porque a organização informa que há abastecimentos, parte para uma prova de trail de 40 kms à espera que tudo lhe vá parar às mãos? E se ele saísse do trajecto e se perdesse, como faria?? Para além deste episódio mais cómico, os postos estiveram sempre tranquilos, com água, isotónico, fruta e marmelada. Quanto baste portanto!

As marcações estiveram quanto a mim boas, pois nas ocasiões em que andei isolado, nunca senti dificuldade em seguir o percurso. Li depois que terá havido problemas neste aspecto, mas que terá afectado apenas o pessoal que ia mais à frente. Eles que não andassem tão depressa!!

De resto na 2ª metade da prova, sensivelmente depois da divisão entre 22 e 44Kms o pessoal do btt desapareceu de vista. Deviam ser só meninos e foi tudo para os 22Kms!!

Senti-me sempre bem fisicamente e graças à lição de Sesimbra, penso que consegui gerir o esforço perante a minha fraca preparação na altura, agravada pelos 87Kgs com que me apresentei à partida(!!).

É prova a repetir, caso aconteça a 2ª edição.

Tem uma distância acessível, está perto de casa e decorre num local espectacular.

Aqui fica o registo do meu 1º Trail de Montejunto.


Sem comentários:

Enviar um comentário