(Em derradeiro esforço termino a minha participação nesta II edição)
Quando em Dezembro de 2009 tive a confirmação, por parte do ortopedista, que poderia recomeçar a correr, foi esta a prova em que planeei regressar. Tratava-se de ter 5 meses para preparação, era uma Meia Maratona, distância que mais me agrada e era feita na praia, local privilegiado e onde sempre gostei muito de correr.
Objectivo: terminar abaixo das 02:00hrs
De lá até ao dia 16 de Maio muita coisa aconteceu. Muitas dúvidas acerca do joelho, principalmente o joelho, que poderia limitar e de que maneira a minha preparação e logicamente a minha capacidade em voltar a fazer os 21.095 metros.
Ontem fiz o que sempre fiz em dias de prova. O levantar cedo, o andar com calma de manhã, o saco, as águas e a fruta, a roupa. Depois cheguei à Caparica por volta das 08:30 e fui de imediato levantar o dorsal.
Depois foi o incontornável café e os preparativos minuciosos para a prova. Os cuidados com os pés, a vaselina e o cuidado com os sapatos. Esta é a base e onde sempre invisto mais cuidados. Depois o dorsal na T-shirt e perto das 09:15 tudo pronto e inicio o aquecimento, ligeiro como convinha com a temperatura alta que já se fazia sentir aquela hora.
A partida foi dada e tudo estava a correr bem. O 1º Km em 6', normal. Depois sempre a rondar o pretendido, perto dos 5:50" / 5:40". Havia muitos lençóis de água e tentei ir o mais longe possível da água. Queria adiar ao máximo o inevitável molhar dos pés.
10 Kms um pouco acima de 00:55'. Isto significava que estava um pouco abaixo do tempo pretendido, mas ainda tinha de fazer o retorno e pior que isso, a pior parte do percurso, precisamente junto aos 11Kms do retorno, onde o piso estava mais mole, mais inclinado e era obrigado a andar junto à água.
Foi sem dúvida a parte mais difícil para mim, algures entre os Kms 10 e 13.
No retorno continuava a sentir-me bem. A parte muscular dava bons indícios e os tempos acompanhavam o planeado. Debatia-me entretanto com os pés molhados e a areia nos pés. Felizmente a vaselina atrasava um pouco os efeitos da fricção.
O facto de fazer a prova de trás para a frente colocava a parte anímica nos píncaros!
Lentamente fui sempre ultrapassando pessoal desde a partida.
Chegou a Praia da Mata e estava a 2Kms da meta. Agora podia considerar que a prova estava feita!!
O objectivo estava cumprido. 1:56:43, foi o tempo oficial.
Saldo final bem positivo. Após 5 meses de preparação, após a operação e algo limitado nos treinos que fiz, consegui fazer uma Meia Maratona abaixo das 2hrs e sem me aleijar.
Faltou-me uma coisa: foi ter a companhia do Alex Jr e da Mãe. Houve uma altura em que idealizei que iria cortar a meta com ele ao colo. Não foi possível desta vez.
Agora, daqui para a frente, há que persistir na receita: empenho + empenho e muito gosto por fazer isto!!
Adoro correr!!
Grande prova! Grande Alex! Nunca mais te apanho!
ResponderEliminarBRAVO!