segunda-feira, 12 de abril de 2010

Raid Atlético de Vale de Barris - Palmela

Na manhã de 11 de Abril de 2010 revivi, após 2 anos de interregno, as manhãs de festa, em dias de prova que já vivi.

Escolhi o Raid Atlético de Vale de Barris, em Palmela. Prova de raid, em regime de auto-suficiência, com 30Kms, organizada pelas Lebres do Sado.

Como principal apelativo tinha o local onde a mesma se realizou e o desafio de, passados 5 meses da operação ao menisco, conseguir correr uma prova com as características que esta tem.

Alvorada às 06:00 e todo o nervosismo habitual. O saco ficou pronto ontem.

Passeio com os cães, pequeno-almoço reforçado à base de cereais e saída às 07:30, rumo a Palmela, pelas indicações do Michelin, da Organização e outras, recolhidas no Fórum.

Chegada a Vale de Barris às 08:00 e um local soberbo, numa manhã cheia de sol e à hora, duma frescura que nos predispõe de forma agradável. Por questão de organização optei por deixar a máquina fotográfica em casa e naquele momento arrependi-me porque o local de realização desta prova é merecedor de alguns 'postais' para mais tarde recordar.

Calhou-me o dorsal 90.

A Dora e o Alex Jr. ficaram na cama! Foi uma desistência em cima da hora e em boa hora decidida porque aquilo tinha sido uma grande confusão para ele e para a Mãe.

Às vezes esqueço-me que ele tem 14meses!!

Por volta das 09:00 meeting com alguns esclarecimentos e por voltas das 09:10 estou a correr, numa prova, conforme o prometido (quase) na cauda do pelotão de cerca de 85 atletas.

Não cumpri a promessa que fiz ao Pedro Marques de sair em último. Faz-me confusão o termo 'vassoura' e fugi dele ...

Logo aos 700mts a 1ª subida e logo ali me coloquei em marcha. Uma longa subida, no topo da qual se retoma a corrida. Tenho atrás de mim cerca de 5 atletas, um deles a Analice, que fez ontem 100 Kms em Mérida ... (no comments)

A vista para o vale é esplêndida!! Há muita gente já de BTT e alguns caminhantes. O lugar reúne condições fenomenais para este tipo de actividades: dificuldade física e perspectivas muito boas dum local privilegiado.


Não tenho termo de comparação com outras provas do género, mas o trajecto desta prova pareceu-me bastante difícil, com pisos com bastante sinuosidade, de acesso complicado, alguns em single track, onde para passar tínhamos praticamente que afastar a vegetação e com uma altimetria bastante variada e exigente.

Entre os 10 e os 15 Kms tenho ideia de ser o trajecto com mais estradões, a maioria dos quais com muitos calhaus e os meus pézinhos reclamaram de tão mal tratados serem.

A questão dos abastecimentos não correu mal de todo. Ainda comi uma peça de fruta, mas foi única porque é alimento que demora mais tempo a ser mastigado e o esforço exigia respiração constante. Optei por líquidos, bolachas energéticas e cubos de marmelada. O acesso à mochila que arranjei, revelou-se complicado e sempre que tive necessidade de recorrer a ela , fi-lo com alguma dificuldade.

Esforçei-me por comer qualquer coisa de hora a hora e levei sempre água na mão, que ia bebendo frequentemente. Levei 1,5Lts de água e 0,5lts de Gatorade e foi suficiente, apesar da temperatura elevada que se registou.

Até ao 1º terço da prova senti-me bem, com força nas pernas q.b. embora os trajectos me parecessem bastante dificeis. Entre os 10 e os 20 Kms senti alguma perda de ritmo devido a ter de intercalar muitos trajectos de caminhada com a corrida. Os últimos 5 Kms, onde se encontravam os maiores obstáculos em questão de altura, foram já feitos com grandes dificuldades.

Mas consegui acabar a correr e dentro do tempo que me servia de referência: 4 horas!

Como escrevi anteriormente, a vontade foi realmente a principal arma que me ajudou a ultrapassar este 'teste' em que me meti! A minha preparação é nesta altura muito deficiente, se pensar que tive à minha frente 30Kms feitos em condições de piso e temperatura muito exigentes.

Mas consegui, aparentemente sem mais mazelas que não as normais pernas e pés doridos. O joelho, minha maior preocupação, aparentemente está bem.

Tempos:
10K = 01:10
15K = 01:45
20K = 02:24
25K = 03:10
30K = 03:50

Nos 1ºs 15K fiz 7'/Km. Depois, foi sempre a aumentar ...

Estou muito satisfeito com a m/prestação. Consegui ganhar uma bola de berlim sem me aleijar. Cumpri por isso a 100% os meus objectivos para esta Prova, que marca o meu regresso, espero que duradouro, às provas.

Até à próxima agora é só ... treinar!!

3 comentários:

  1. Começar logo com uma tareia dessas!
    Parabéns!
    Eu não tinha coragem para uma coisa assim até porque isso de transportar o abastecimento já não é para as minhas “pobres” costas.
    Espero que nos encontre-mos na Meia da Areia.
    Eu embora já tenha despachado um treino de 2 horas (ultra bué da lento quase o andamento das minhas 12 horas em 87!!!) no sábado, estou com medo de esturrar na praia!
    Mais uma vez Parabéns. Com um começo desses estas aqui estas na Transestrela ou na Freita!
    Mas olhe que quando o PDI (peso da idade) aperta e a velocidade se vai o melhor é mesmo as provas de montanhas em ritmo bué da lento que o alcatrão faz mal a saúde!
    Eu já me sinto bem melhor numa prova de montanha a “curtir” a natureza que no alcatrão a tentar fugir do carro vassoura!
    Um abraço aos Patos, Coelhos, Ratos, Pássaros e demais companheiros do Jamor.
    E viva o Feijoca e a mãe babada!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Alex os meus parabéns pelo seu bom retorno ás provas e estreia em Trail.
    Foi uma boa prestação sem dúvidas, merece tar orgulhoso pelo que conseguiu, pois efectivamente a prova era durinha ,embora espectacular, tendo melhorado e muito em relação a 2009, anoem que já tinha sido muito boa.
    Abraço
    Zé MAgro

    ResponderEliminar
  3. Obg a ambos pelos comentários. Com o Jorge fica desde já combinado que nos encontraremos na Costa, dia 16-5, para uma sessão de 'bronzeado'. Com o José fico na expectativa de + 1 treino conjunto, pois é sp um prazer correr em boa companhia.
    Abraço

    ResponderEliminar