quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Maratona de Paris - Cap. I

O Certificat Médical



Esta será concerteza uma das várias histórias que aqui deixarei, ácerca desta minha aventura que se chama Maratona de Paris.

A aventura inicia-se no meu 50º aniversário, quando depois de muito 'choro' alguém teve como ideia oferecer-me uma inscrição numa Maratona de renome internacional.

O 'choro' focava-se no sonho de um dia correr a Maratona de Londres, mas tal 'choro' valeu de pouco, dado o calendário daquela prova e a especificidade do modo e tempo para efectuar a inscrição.

Surgiu então a hipótese Paris e Paris será!!

Passados alguns dias, com algum nervoso à mistura, finalmente a prenda concretizou-se e já se conseguiu obter uma entrada no local respectivo.

-->17110 (Bleu (objectif 3h30)) DUARTE, Alexandre-VH2-Certificat médical<--

A partir deste momento estava inscrito e logo iniciei algumas pesquisas para esclarecer a questão ali colocada: faltava o Certificat Médical!!

No Fórum alguém esclareceu: "... ah isso leva-se ao médico e ele coloca lá uma cruz ...". Respirei fundo e marquei uma consulta para a minha médica de família.

Imprimi o formulário e lá na consulta puxei do papelinho e coloquei-o à frente da minha interlocutora, explicando-lhe o objectivo.

Ela olhou para mim, franziu a testa e sorrindo explicou: "se não se importa prefiro que faça primeiro uma prova de esforço e depois a gente fala"!!

Fiquei ferido no meu orgulho de gajo cheio de saúde e revoltado, despedi-me da Sra. com um sorriso amarelo e uma prescrição debaixo do braço.

A Sra. Dra. conhece-me há, no mínimo, 5 anos e não me passa um certificado atestando que estou em condições de correr uma maratona...

Hoje fui fazer a tal Prova de Esforço. De calções e ténis, lá entrei de peito feito no gabinete, saltei para a passadeira, coloquei o técnico à vontade informando-o do objectivo da prova e também que estava habituado a esforços prolongados.

Começou o teste e eu satisfeito da vida nas calmas ... blá, blá, ... passados cerca de 15', mas que me pareceram 30', completamente a pingar (!!!), ouço com imensa alegria que o teste iria parar pois "atingira as 170 bpm". Passados alguns segundos aquela máquina infernal finalmente reduzia a velocidade e inclinação e após mais alguns minutos de retorno à calma, finalmente parou.

Acreditem caros leitores ... eu pingava suor por todos os lados ... nunca pensei que uma prova de esforço obrigasse a tamanho esforço!!

O técnico virou-se para mim e informou: "está tudo óptimo, pode correr à vontade!!".

E aí o meu orgulho próprio fez de novo inchar o peito, desci da passadeira, enrolei a bata e saí qual general vitorioso duma díficil batalha!!

Parece que após esta prova, não restarão dúvidas à minha médica de família que estou em condições físicas que permitem que eu obtenha o tão desejado Certificat Médical!!

Eu entretanto e porque estava ali mesmo, à beirinha de Monsanto, fui fazer o meu treinozinho. Mas isso já é outra história!

2 comentários:

  1. Não me falem em ECG com prova de esforço!
    No último baixei de “categoria”!
    De boa tolerância ao esforço passei para razoável tolerância ao esforço!
    Saí de lá a procura de um médico, digo veterinário, especializado em Raposas Mancas traumatizadas.
    Como não encontrei nenhum fui carpir as mágoas para a Corrida do Monge e esquecer-me da vida na descida final correndo-a com se não houvesse amanhã!
    Afinal havia amanhã (e Alex também, que chegou atraso mas chegou) e demorei uma semana a recuperar as minhas pobres patinhas!
    Feliz Natal no Bombarral dentro do Milharal num grande bacanal! (para alguma coisa este é o único blogue classificado com conteúdo para adultos (não confundir com adúlteros!) que eu sigo!
    (Estas a ver a minha mulher tinha razão também sou maluco!) Mas ando a tratar-me!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não te trates Jorge, estás bem assim!!
    Abraço

    ResponderEliminar