segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Treino Nocturno em São João das Lampas

À imagem do que já tinha acontecido no ano passado, o Fernando Andrade repetiu o convite e eu não consegui dizer que não.

Estou a 2 semanas da Maratona e um treino a uma sexta de 21K altera um pouco a preparação planeada, mas a ida a São João das Lampas ficou definida assim que o convite foi lançado.

A corrida é por essência um desporto individual, mas pessoas como o Fernando Andrade contrariam um pouco esta ideia, afirmando que na corrida também pode e deve haver o espírito de equipa.

Não tanto na parte do treino, que o é apenas para alguns, uma vez que a maioria dos que ali vão, encaram aquilo como a reedição da Meia Maratona, que acontece anualmente em Setembro, mas mais na parte do repasto e muito por responsabilidade do nosso anfitrião e da 'sua' equipa, convive-se por alguns momentos como se de uma normal reunião de equipa se tratasse.

Na passada sexta-feira foi complicado chegar ao ponto de encontro. Uma chuvada algumas horas antes dificultou e de que maneira o trânsito.

O treino começou por voltas das 21:30 e logo a minha principal preocupação foi colar-me ao fim do pelotão, quase de imediato transformado numa série de pequenos pelotões.

Tive a sorte de 'apanhar' o Joaquim Adelino e o passo dele serviu-me às mil maravilhas. Conhecedor do trajecto e com um passo a rondar os 6'/Km, o Joaquim foi a compª ideal, num treino que se revelou um agradável passeio pela zona de Sintra.

Cerca de metade do percurso foi feito à chuva, que por vezes caiu forte tal como acontecera em 2010, mas nada disso retirou o imenso prazer de correr ali durante 02:08hrs. Terminámos em últimos.

Lá à frente a preocupação foi "rasgar o pelotão", ou "partir aquilo tudo". Aqui fica talvez a principal observação menos positiva para este evento. Há malta que seja onde for e em que circunstâncias for, não consegue encarar este evento, como o seu organizador sublinhou por diversas vezes, como um convívio.

Depois veio o jantar 'convívio'. Calhou-me novamente a sorte de poder partilhar a mesa com o Joaquim Adelino, o Orlando Duarte, o casal Dora e Paulo Pires e o Fernando Andrade.

Os voluntários foram inexcedíveis nos cuidados dispensados a todos nós. O termo 'nós' não será aqui tão adequado, uma vez que 'nós' se deve referir a TODOS os que ali estavam, independentemente se tenham ido correr, acompanhar, treinar, conviver ou ajudar à festa. Alguns dos participantes não parecem ter entendido assim e vi alguns que mais parecia estarem num restaurante, sentados calmamente a fazer diversos pedidos fosse de pão, de bebida ou até de febras...

Parece que o espírito não era bem esse!!

Àparte estes pormenores, gostei muito de passar aquela noite de temporal em São João das Lampas.

Fiz um óptimo treino, na boa companhia do Joaquim Adelino, comi (e repeti) uma excelente sopa, experimentei pela 1ª vez castanhas fritas e contribuí para mais um treino que tudo somado, tem que ser considerado uma excelente jornada de corrida.

Obrigado Fernando Andrade.

4 comentários:

  1. “Ganda” super, hiper, mega Alex que os Deuses da Maratona te acompanhem em mais uma jornada dos míticos 42,195 km!
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Alexandre pela excelente companhia ali na cauda do pelotão durante todo o treino noturno, senti-me sempre muito bem na tua companhia e tivemos sempre a preocupação de manter o ritmo bem vivo, como convinha, tendo em conta os objectivos futuros que temos em comum, nomeadamente a Maratona de Lisboa.
    Falta ali uma referência mas eu vou aproveitar e deixar aqui uma palavra de agradecimento aquele amigo que teve a pachorra de ir ali atrás de nós durante todo o percurso na sua viatura a dar-nos proteção, foram duas horas com tudo aceso desde os intermitentes aos faróis da frente que serviam também para nos iluminar o caminho, dispensando assim a utilização do frontal que levava comigo.
    Sobre a Festa já me prenunciei no meu blogue "Pára que não Pára" e acrescento que aceito perfeitamente que alguns aproveitem esta oportunidade e tirem mais algum proveito para além daquele a que está associado ao convívio, o próprio treno.
    Um abraço e até à Maratona de Lisboa.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas tuas palavras, Alex e, sobretudo, pela tua simpática presença, mesmo alterando o esquema de treinos que estavas a seguir. Gostei muito de te ter por cá.
    Grande abraço.
    FA

    ResponderEliminar
  4. Isto assim sim, é realmente o blog d'Os Amigos de Alex. Que bom receber comentários assim, de pessoas que tanto prezo e isto quase sem nos conhecermos, de facto. Jorge, sem menosprezar os "Deuses da Maratona" quem eu gostava mesmo de cumprimentar, por exemplo no Cais do Sodré, eras mm tu. Só eu sei a força que me deste no ano passado!! Joaquim, sou eu que te estou agradecido por me teres possibilitado um treino excelente. Aliás, o facto de me ter 'colado' foi o que de melhor poderia ter feito na sexta feira. Se não tivesses lá estado, tinha ido noutros ritmos, com os riscos que poderiam resultar daí. Fernando, fui um pouco irónico quando falei na alteração do meu esquema. Não é nada grave alterar o treino por uma razão tão boa. Seria grave se embarcasse em ritmos de competição, num evento que era para convívio, mas isso foi resolvido com a rica compª que arranjei. Em Setembro não consigo participar, mas no nocturno será sp um enorme prazer fazê-lo!
    Abraço aos Três!

    ResponderEliminar