segunda-feira, 26 de março de 2012

As últimas (19 a 25 de Março)

Mais uma semana a caminho de Sesimbra!

Estou agora no auge da m/preparação e no corpo sente-se bem o cansaço.

Esta semana fiz tudo direitinho, com treino à segunda-feira, após o longo de domingo e assim o resto da semana a correr (quase) como o planeado.

Antes da cereja em cima do bolo (domingo), ainda tive que o amassar o ‘bolo’ (resto da semana) e os Kms a aumentarem.

19-Mar: 12Kms / 01:10hrs / Pq Nações
20-Mar: 15Kms / 01:30hrs / Pq Nações
21-Mar: 2,5Kms / 01:00hr / Piscina
22-Mar: 12Kms / 01:10hrs / Pq Nações
23-Mar: 16Kms / 01:50hrs / EN
25-Mar: 34Kms / 03:30hrs / Monsanto
Total: 89Kms

A maior parte dos treinos a serem feitos no Pq. Das Nações, nos ‘lunch breaks’. É o mal menor. Preferia fazê-los em terrenos um pouco mais difíceis, mas mais vale um pássaro na mão …

Na quarta o habitual mas sempre destacado treino na água.
Na quinta mais 2 kms do que os planeados. A temperatura estival assim o ditou.
Na sexta mais 1 km do que o planeado. Consegui fugir uns minutos mais cedo, para conseguir variar um pouco o percurso no EN e mesmo quase às escuras, receando um novo espalhanço, lá andei pelo circuito nascente, antes de rumar à invariável pista de cross, onde andei quase em exclusivo na parte de cima, a mais difícil.
No domingo menos 6 kms (ou menos 30’) do que os planeados. A alteração da hora assim o obrigou.

Nesta semana, com novo incremento em relação à anterior de 23% na carga, destaque e descrição do habitual treino de domingo.

A Hora de Verão ou como um pormenor, que não o é assim tanto, pode prejudicar um treino.

Eles assim o determinam, que no início da Primavera todos devemos mudar a hora, mas claro, o corpo está a borrifar-se para o que eles determinam e persiste em manter ritmos e horários próprios. Após uma noite sobressaltada, acabei por levantar-me tarde e no dia em que deveria ter arrancado mais cedo, arranquei mais tarde 1 hora!!
Passavam poucos minutos das 08:00 quando comecei a bombar. O ‘main event’ da semana estava a iniciar.

O programa: 4horas ou 40Kms.
O local: Mata de Monsanto

A temperatura muito agradável, céu encoberto e vento reduzido.

Descida de Queijas, Linda-a-Pastora, Serra de Carnaxide, Cabos d’Ávila, Alfragide, Decathlon e Monsanto. Trajecto aproximado da Pirata de Monsanto, com Parque de Campismo, Montes Claros, Anfiteatro Keil, Agronomia, Alvito, Circuito dos Páras, Prisão, Serafina, parede de escalagem, Embaixada do México, Belavista, e retorno para Queijas.

Confesso que gostei muito de andar em Monsanto ontem. Eu gosto sempre de andar em Monsanto, mas aquilo ontem estava cheio como um ovo. Está certo que talvez 80% ou mais fossem btt’istas, mas de qualquer forma gostei de ver que dos 37K anunciados para a ‘loucura’ da Ponte, ainda sobrou muita gente, que no seu estado normal, optou por correr em boa companhia. E por boa companhia refiro-me tão somente ao … silêncio de Monsanto, aqui e além interrompido pelo barulho dos pássaros!!

Gostei!! Afinal de contas os 37K não são a ‘regra’, são mesmo a ‘excepção’. Não me levem a mal os que aderiram ao marketing. Pelo que li logo de manhã, até houve quem trouxesse de lá + 1 PB!! Mas não entendo, principalmente o que o pessoal que vai ali correr uma Meia Maratona retira de prazer de correr naquelas condições. Os da Mini até entendo, mas os outros não entendo! Desculpem-me!

De resto, e voltando ao relato da minha cereja em cima do bolo, ontem procurei usufruir o máximo possível de Monsanto. Apesar de me sentir cansado e de Monsanto não se sensibilizar com essas limitações, optei sempre pelo caminho mais difícil quando tinha mais que um à escolha. E depois, continuou a acontecer um dos atractivos de Monsanto para mim, que é andar a deambular, sem trajecto definido. É isso (também) que me atrai em Monsanto.

Sensivelmente a meio do meu treino, encontrei o Orlando, igualmente a meio do dele. Trocámos umas breves palavras e cada um seguiu o seu caminho. Desejo que tenha muito sucesso no objectivo a curto prazo dele e claro, que nos encontremos por aí, a correr de preferência, que será bom sinal para ambos!

Ontem e ao contrário do passado domingo, conforme aqui relatei, a questão dos ‘adereços’ correu bem melhor e a cabeça esteve bem menos ocupada com coisas secundárias. Levei o bidon e uns calóricos para abastecer a cada hora de actividade. Aquele bidon e respectivo cinto continuam no entanto a não me satisfazer plenamente, aquilo não se mantém mesmo onde eu quero, com o andamento persiste em rodar para a frente ou lado provocando sempre algum atrito, mas para já é o que tenho e será com ele que irei alinhar às 07:00am no próximo dia 15 de Abril.

Vem aí mais uma semana complicada, com novo aumento de Kms e espero conseguir seguir o plano efectuado. Só após o próximo domingo será altura de iniciar a descompressão, que é como quem diz o “tapering off”!!

Boa semana para todos!!

2 comentários:

  1. Esse treino profissional até impressiona!

    ResponderEliminar
  2. citando Haruki Murakami que o Jr. me ofereceu no dia do Pai " ... O que nos dá o sentimento de estarmos vivos - pelo menos em parte - é precisamente o sofrimento, a dor que procuramos ultrapassar ao longo de todo o processo ..." Grande Abraço

    ResponderEliminar