quinta-feira, 8 de março de 2012

Resumo de Fevereiro

15 sessões

10 de corrida para 221 Kms
5 de Piscina para 12 Kms

Foram mais de 30 horas a correr, a andar ou a flutuar.

Peso Médio: 81,7


Depois dum Janeiro recordista em todos os parâmetros, Fevereiro representou a necessária acalmia.

De qq modo Fevereiro de 2012 ficará para sempre gravado como o mês em que descobri um objectivo real para continuar a correr.

Em mais de 25 anos de prática irregular de corrida a pé, nunca como agora tinha experimentado o prazer de correr por um objectivo.

No início corri pelos tempos. Era um objectivo relativo, uma vez que as performances nunca foram dignas de qualquer realce.

Era um objectivo redutor de qualquer espécie de prazer que eu pudesse retirar da corrida. Não havia fase de treino e fase competitiva. Competia sempre que treinava e vivia obcecado pelos tempos. Persegui durante anos esse objectivo. Ele custou-me alguns dissabores e algumas lesões. Nunca atingi esse objectivo!

Agora sei claramente qual é o objectivo a perseguir. Em 1º lugar continuar a retirar prazer da corrida. Este objectivo, traçado neste recomeço que aconteceu em Janeiro de 2010, já o atingi. Retiro hoje real prazer de todos os treinos que faço. Mais do que isso, retiro hoje real prazer de todos os treinos e de todas as provas que faço!! Colocada de lado a questão dos tempos, este objectivo assume-se como 'fácil' de obter.

Em 2º lugar fazer as minhas épocas à volta da data de 3 de Fevereiro. Anualmente, preparar toda a época em função dos 102Kms (a confirmar) a realizar anualmente. Encarar as competições que venha a escolher como meios para aquele fim.

Independentemente do número de épocas que se seguirão na minha carreira de atleta e enquanto eu tiver a felicidade de poder continuar a correr, o meu 'main event' passou a ser anualmente o dia 3 de Fevereiro. Tudo o resto será 'apenas' aquecimento ou descontração!

Depois do 3 de Fevereiro, em que fiz mais de 100Kms em mais de 12 horas de actividade, o resto do mês foi de descanso activo. Mantive o ritmo apenas nas sessões de piscina, em que a chapa 100 piscinas se manteve nas 5 semanas. As sessões de corrida desceram de intensidade, de duração e de quantidade.

A média de peso desceu um pouco, em relação a Janeiro e continua óptima.

Agora, no início de Março o corpo está mais descansado e disponível para novas chamadas.

A cerca de 7/8 semanas da próxima prova, passei já de 'safe mode' para 'ready mode'. Vou reiniciar a preparação, seja para para Sesimbra seja para Palmela.

São as opções. Raid de Vale de Barris ou Sesimbra Ultra Trail. Optei pela terra. Pode ser outro objectivo: fugir sempre que possível do alcatrão!!

Vou aumentar novamente o ritmo e principalmente a exigência a nível de força, uma vez que, em qualquer um das hipóteses, se trata de um trail.

1 comentário: