segunda-feira, 2 de abril de 2012

As últimas (26 de Março a 01 de Abril)

Se numa semana faço "tudo direitinho", logo vem outra que 'entorta' logo.

E a semana até começou bem, com o treininho de segunda a ligar ao longo do domingo anterior. Que é como quem diz que após as 3hrs de domingo, consegui fazer 1:45hrs na segunda e nos circuitos do EN! O objectivo almejado pelas duas sessões 'fortes' seguidas obteve-se a 100%.

26-Mar: 16Kms / 01:45hrs / EN
27-Mar: 18Kms / 01:50hrs / Pq Nações
28-Mar: 2,5Kms / 01:00hr / Piscina
29-Mar: 12Kms / 01:10hrs / Pq Nações
30-Mar: 18Kms / 02:00hrs / EN
01-Abr: 15Kms / 01:40hrs / EN
Total: 79Kms

E assim esta semana, devido ao 'acidente' de domingo, quando deveria ter subido alguns Kms em relação à anterior, registei um decréscimo de cerca de 10% na quilometragem. É certo que fiz mais treinos no EN, em terrenos um pouco exigentes em termos de altimetria, que é o que me interessa fazer, mas não foi o planeado.

segunda-feira, 26-Mar

A Hora de Verão ou como um pormenor, que não o é assim tanto, pode beneficiar um treino – Versão 2

Assim como no passado domingo atribuí a versão 1 ao facto da alteração da hora ter (quase) estragado o meu longo, assim hoje, faça-se justiça, a coisa funcionou ao contrário e a hora de verão ajudou e de que maneira o meu treino.

Deu-me a luz que me tem faltado para poder correr sem estar em permanente sobressalto, temendo por + uma das minhas aparatosas quedas. São 1,87mts desde lá cima …

Pude assim fazer o que é raro conseguir e andar exclusivamente nos circuitos nascente e poente do EN. E mais, com a novidade de fazer uma volta no sentido dos ponteiros do relógio, como é habitual e outra volta no sentido contrário dos ditos.

Porque é que naturalmente dou comigo a correr no sentido dos ponteiros do relógio?

Se não é propositado, como não é de facto, o que fará com que naturalmente escolha sempre aquele sentido de corrida? Será desígnio do hipótalamo, que não se contentando com as tarefas que já lhe estão atribuídas, determina igualmente que eu me balance por defeito para ali? Ontem decidi por isso contrariá-lo e após a 1ª volta, no sentido dos ponteiros do relógio (!!) a 2ª volta foi ao contrário e até animou o treino porque encontrei novas subidas. Elas de facto já lá estavam, mas como me habituei a fazê-las a descer nunca tinha dados por elas. E que ricas subidas! E que rico treino!!


terça-feira, 27-Mar

Com cerca de 12 horas de intervalo entre os 15 que afinal foram 16 de ontem e os 18 que foram hoje, as perninhas bem que se queixaram mas teve de ser!

Para compensar hoje foi à beira Tejo com 1/3 no Caminho de Fátima. Por isso, sem altimetria digna de realce. Arrastei-me mas cheguei ao fim!!

quarta-feira, 28-Mar
A habitual, exigente e recompensante sessão de piscina. 60 min, 100 piscinas.

quinta-feira, 29-Mar
Soube a descanso, fazer hoje esta sessão em terrenos planos

sexta-feira, 30-Mar
Saí de casa a pé e fui ter ao vale com o GUI. Fiz com ele 30' calminhos e moles. Ele está a recomeçar após uma distensão do tornozelo. Mas com 24 aninhos tudo passa a outra velocidade. Depois fui para terrenos mais altos e exigentes e fiz o meu treino com um 'brinde' em relação ao planeado de +3Kms.

domingo, 01-Abr
Estava em ressaca. A Dora teve trabalho e não dava para eu fazer o meu treino planeado. Tinha de sair às 05:30 (!!!). Claro ... passei o dia chateado com o mundo à m/volta e à procura dum fuínho para enfiar o meu treino. Já nem queria fazer os 30Kms ou 3hrs planeadas. Eu queria era correr. Ao final da tarde lá consegui a m/dose de suor, lama e chuva. E fiquei numa boa!! Fiz menos do que o planeado mas foi uma dose que me acalmou! Até a chuva me brindou com a sua presença, se bem que algo envergonhada.

Agora, daqui para a frente e nas 2 semanas que me faltam os Kms começam a diminuir. É o tapering off que diga-se de passagem é bem vindo porque ando positivamente de rastos.

Boa semana para todos!!

2 comentários:

  1. "Ganda" Alex isso é que é treinar!
    Por aqui a minha anca doí 24 horas por dia 365 dias por ano mas eu não lhe ligo!
    Quando acabar acabou! Por enquanto ainda se corre (ou pelo menos algo parecido com isso)!

    ResponderEliminar
  2. Companheiro, a dor é inevitável e o sofrimento é opção. A minha opção seria exactamente a mesma: correr, correr enquanto possível! Lamento no entanto sabê-lo. Continua a ignorar que talvez ela se chateie e vá embora ... Abraço

    ResponderEliminar