segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Meia da Nazaré (Parte II)

Neste meu, até ver, último regresso às corridas, a ida à Nazaré evoluiu do aspecto puramente competitivo com que a encarei nas décadas de 80 e 90, para algo mais a ver com o prazer de usufruir daqueles ares e ambientes muito particulares nas manhãs de Novembro.
A Nazaré passou a não ser 'apenas' para fazer a Meia Maratona e passou também a ser uma desculpa para fazer um treino especial, longo ou específico, para a Maratona de Lisboa, que geralmente se realiza passadas 3 semanas.
A ideia passou a ser fazer alguns Kms suplementares, antes da Meia e depois fazer a prova, sempre em ritmo de treino.
Em 2010 foi um simples ir e vir no trajecto da Meia, a que se seguiu a prova em 02:00hrs.
Em 2011 variei o trajecto, para a via paralela à estrada que constitui o eixo principal da prova, junto aos campos, a que se seguiu a prova, novamente para 02:00hrs mas com 1 série de 1Km a cada 5 de prova, num ritmo perto dos 04':30"/Km.
Em 2012 melhorei o percurso do 'aquecimento', fazendo um circuito circular desde a Nazaré até Valado dos Frades e retorno à Nazaré.
Passei de 12Kms em 2010, para 14Kms em 2011 e finalmente para cerca de 17Kms nesta última versão, que agradou e que será em princípio a versão para ficar como 'A sessão de aquecimento' na Nazaré.
Este ano apanhei chuva durante todo este período do treino, que só parou na parte final, já à saída do Valado.
Fui o mais confortável que consegui, sempre acima dos 6'/Km e sempre a controlar os BPM. Cheguei ao carro a 15' do início da prova, tempo que foi suficiente para mudar de roupa e fazer um pequeno abastecimento.
Às 10:55 já estava na recta da meta à espera, lá no final de um pelotão que embora sem a extensão doutros que o tempo já ali presenciou, era ainda assim um belo pelotão.
Vi entretanto que estava atrás de toda a gente, junto ao pessoal da Prova de Marcha e tentei furar alguns grupos, sem grande sucesso. De modo que às 11hrs, quando a partida foi dada, ainda tive que ziguezaguear entre toda aquela gente que participando num 'Passeio' não deixam por isso de se preocuparem na posição em que partem e fazem menção de se chegar sempre mais à frente possível.
Acho que foi no 1º Km que decidi que nesta 38ª edição não iria, como nas precedentes, fazer a 2ª parte em ritmo de treino longo. Decidi ali mesmo naquele minuto, que iria testar a minha condição e o quanto conseguiria aguentar a fazer um ritmo mais elevado.
O objectivo passou então a ser o de ver até quando conseguiria aguentar um ritmo de 5'/Km. Iria por isso lutar por fazer qualquer coisa parecida com o que fiz em Maio, na Meia da Caparica.
Para aquela prova prepara-me especificamente. Para esta não fiz absolutamente nenhum treino desse género.
A outra meia foi na areia e esta seria no alcatrão, por isso as coisas estavam mais ou menos equilibradas, se nos abstraírmos dos 17Kms de 'aquecimento' que fiz nesta!!
Km a Km lá fui lutando. No retorno tive mais um adversário, o vento que desgastou.
Mas é assim a Nazaré, algo metafísico. Algo que foge à razão.
Por mais que eu tenha a alegria de retornar à Nazaré, sempre irei obter algo inesperado daquela prova.
É escusado fazer planos. Basta pôr-me a caminho e deixar o resto acontecer.
No passado 11 de Novembro aconteceu novamente Nazaré.
Até 2013 Nazaré!

1 comentário:

  1. Relato espectacular e lindo só ao alcance de um "desalinhado"!
    Os "alinhados" não sabem sentir estas coisas e tenho pena deles.
    Abraço companheiro!

    ResponderEliminar