quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A minha Maratona, peça a peça!!

O António informou: 03:28:38. (tempo do chip) É por isso o meu tempo oficial.

Média: 04:58 / Km

E agora a pedido ...

Km 0 - Frio. Muito frio. Francisco Monte à partida. É para marcar em cima. Molhada. É furar lá para a frente, sempre à vista do Francisco que parece querer fugir ...

Km 1 - Apanho o balão das 3:30. Grande concentração. Mas lá para a frente logo dispersa!!

Km 2 - Descida para o Areeiro. Assim até parece fácil.

Km 3 - Av. de Roma. Está ali o Eduardo Santos (??). Está perdido concerteza!!

Km 4 - Vislumbro o Jorge Branco a gritar feito doido: "Olhó comboio das 3:30!!" Afinal é ele o homem que corria praticamente nos comboios!!

Km 5 - O frio já era ...


5:51 / 4:32 / 4:44 / 4:57 / 4:52


Km ? - Alvalade. Quando aqui passo dá-me sempre aquela vontade (...). E tem de ser, ali numa árvore.

...

Km 10 - Carnide. Algum cansaço. Ups, que é isto?? Cansado?? Abastecimento. Páro e bebo uns golos de água. Confusão com a malta das estafetas. 'Meninos' que correm uma maratona às prestações!! Homem que é Homem é a Maratona SÓ pra passar o tempo ao domingo de manhã ...


 4:48 / 4:49 / 4:49 / 5:09 / 4:38



Km ? - Colombo. Está tudo bem. A bandeirola cativa a atenção dos pedestres. O grupo é assim facilmente identificado como "O das 3:30". Sinto algum orgulho. Confesso-me!!

Km ? - Sete-Rios. Agora é um bocado a subir até ao CI.

Km 15 - José Malhoa. Abastecimento. À passagem pelos hotéis é só estrangeiros. E à passagem pela mesquita ouço algumas preces atrás de mim. Mais água e depois mais um forcing para recuperar o atraso. Até aqui já foram, acho que 3 paragens. Estes sprints desgastam. Mas se me engasgo ainda é pior.


4:45 / 4:46 / 4:49 / 4:54 / 4:55


Km ? - A.A.Aguiar. Uau!! Agora é pra descansar até lá abaixo!!

Km ? - Marquês de Pombal. Parece que sou eu que sou o estrangeiro aqui, no meio da fiesta espanhola! A vista de Lisboa daqui é espectacular!

Km ? - Rossio. Queixo-me do piso.

Km 19 - Pç. do Comércio. E finalmente alguma festa Portuguesa. Uns tambores e algum barulho. Os portugueses também não têm razão nenhuma para festas!!

Km 20 - A ligação ao Cais do Sodré, ainda em obras, reduz o espaço de circulação. Muita gente e dificuldade em correr. Mais uma água e o 'passeio' está a acabar-se.

5:08 / 4:52 / 4:44 / 4:50 / 4:55

Km 21 - D. Carlos I e é a Meia Maratona com 01:42:51! A margem de 2' é curta para o que ainda aí vem. Grande confusão com o pessoal das estafetas todos a afunilar a passagem.

Km ? - Alcântara e uma queda de dois. O magote à volta da bandeirola é tal que tropeçamos uns nos outros. É irracional a fixação que temos por aquele desgraçado que aceitou tamanho fardo. A marcação é literalmente em cima!! Depois acontecem destas. Se aquilo fosse comigo tenho a impressão que ficava ali, estendidinho!!

Km ? - Finalmente o retorno. Leva a habitual palmada. 'Só' faltam 12Kms. Vejo o António Almeida.

Km ? - Gerónimos. Afasto-me do balão para uma distância de segurança. Tudo começa a provocar-me atrito. O desgaste aumenta.

Km 25 - Mais um abastecimento. Há pessoal a atravessar-se à frente do grupo para ir beber água! Ouvem-se gritos!

5:00 / 4:57 / 5:00 / 4:57 / 4:57

Km ? - Av. 24 de Julho ao Domingo. Um passeio para alguns. Às vezes são 3 e 4 lado a lado, em amena cavaqueira. Vamos sem grande margem que fará falta depois para o Areeiro. O fuel diesel está a acabar-se!

Km 35 - Cais do Sodré. Acho que aqui tive direito a 1/2 banana!! Um dos mimos da organização!! Não foram muitos!!

4:57 / 4:55 / 5:01 / 4:57 / 5:02

Km 36 - Pç. do Comércio. E perco o balão! É o muro, enorme que se ergue à minha frente!!

Km ? - Martim Moniz. Subo o muro. Olhos no chão (Francisco). Olhos no chão. Mas não sou só eu. Aquilo parece uma via sacra de penitentes por ali acima, em direcção ao Areeeiro!

Km 39 - Pç. do Império. Apanho o Eduardo Santos que afinal não ia perdido. Pergunta-me pelo tempo. Respondo 03:15. Vou-me embora. Ele diz que vai com fome ... Faço contas e sinto que ainda tenho alguma hipótese. Faltam 3Kms e tenho 15' para os fazer.

Km 40 - Pç. do Areeiro. Adoro-a!! Recuso água. Acho que não conseguia beber agora!! Arranco feito desalmado!! Eu bem queria aumentar o ritmo mas acho que o corpo me ignora simplesmente!!

5:00 / 4:59 / 5:18 / 5:20 / 5:25

Km 41 - Av. de Roma. Um sujeito de bicicleta despeja spray nas pernas doutro que aparenta correr (...). Aquilo vai para os meus olhos tal a quantidade vaporizada!! Fujo dali. Continuam os pares e eu aos ziguezagues! O meu mau feitio está no seu auge e pareço rugir!! Av. E.U.A. Adoro-a ainda mais que à Pç. do Areeiro. A descer tudo ajuda mesmo.

Km 42 - Av. Rio de Janeiro. Mas aonde é que está a porta?? De manhã estava aqui mais perto!! Olho para o 'Silver' e ainda marca 3:29!! À m/frente vão dois espanhóis. Sinto-me como o Nuno Álvares. Estes têm de ser meus!!

Entro no Estádio e na recta da meta. Assim que consigo ver o pórtico descanso finalmente!

Consegui!!

4:54 / 4:49

3 comentários:

  1. Parabéns ALex.
    grande prova e grande tempo.

    foi mesmo pra recordar.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Belo relato, mesmo com o mau feitio. ;)
    Uma vez mais Parabéns por mais uma.

    ResponderEliminar
  3. Sim a gritar que nem um doido porque eu SOU doido!
    Corri quase nos comboios mas nos da CP que na Maratona, no tempo em que eu tinha a mania que era atleta, não havia comboios, nem marcadores de ritmo, nem gel nem mais uma data de "modernices" (como GPS por exemplo).
    A maratona era um contra relógio quase solitário!
    Mas tinha a vantagem de não se andar a tropeçar em 1/2 e 1/4 de maratonistas! Ou se ia correr a maratona ou ficava-se em casa!
    Abraço desalinhado!

    ResponderEliminar