quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Entre (as minhas) épocas desportivas.

Nesta fase da minha corrida, que começou como vocês sabem em 2010, após a operação ao menisco em finais de 2009 e até 2012/2013, a 1ª parte da minha época sempre teve como ponto alto a Maratona que se realizava em Dezembro.

Na 1ª parte da época (Setembro a Dezembro) fazia só estrada. Depois, de Janeiro até Julho era fugir dela ...

A época arrancava calmamente, após um descanso iniciado em Agosto, logo após a UMA.

Em Setembro começava com o Estágio das Areias, em Lagos.

Em Outubro fazia um treino cronometrado pirateando a Corrida do Tejo e fazendo ida e volta até à Praia da Torre.

Em Novembro fazia um aquecimento prévio ao acto de prestar os meus respeitos à Mãe, na Nazaré, num percurso que geralmente dava uma volta por Valado dos Frades e depois, já com o dorsal, era a Meia Maratona já no ritmo que planeava, às vezes 5' antes de arrancar...

E em Dezembro chegava finalmente a Maratona, já com 3 meses de treino e bastantes Kms nas pernas.

Com o novo figurino introduzido nesta época, a coisa baralhou-se um pouco. Só consegui fazer 2 semanas de férias em Agosto, depois da UMA, recomecei na 2ª quinzena, consegui manter o estágio de Lagos na 1ª quinzena de Setembro, fiz o treino cronometrado na Corrida do Tejo, também ela com calendário alterado e foi o que se conseguiu para preparar esta nova Maratona.

A vida é assim mesmo, uma sucessão de situações para as quais temos de nos adaptar. A esta lá terei de fazer o mesmo. No horizonte perspectiva-se já outra alteração, relacionada com os períodos de férias escolares do Alexandre Jr., a que dentro em breve terei de voltar a habituar-me, uma vez que já me tinha esquecido de idêntica situação para os outros meus Filhos Guilherme e Joana, já no epílogo das respectivas vidas académicas. É que o rapaz já está na pré (...) e por isso começa dentro em breve a ter férias escolares e calendários a que terei de (voltar a) adaptar-me.

Vai-se baralhar, assim de repente, o estágio de Junho de preparação para a UMA, visto que as aulas acabam a meio de Junho, a própria participação na UMA está ela também em risco, porque passarei em princípio a ser forçado a gozar férias algures em Julho e ainda o estágio de Setembro, provocado pelo início das aulas, geralmente na 2ª semana.

Com ou sem estágio resta a esperança de continuar a conseguir correr, continuar a retirar o prazer da corrida que actualmente retiro, porque se assim for o resto se arranjará. Se não puder fazer a UMA, outras alternativas terei de encontrar.

O estágio deste Setembro foi assim:
  • Início 02/Set
  • Fim 13/Set
  • Sessões: 12
  • Média Kms/Sessão: 11
  • Kms Totais: 150
Todas as sessões foram maioritariamente feitas ou em areia na praia, ou em terras nas falésias.

Com muito esforço, consegui fazer treinos todos os dias, mantendo a regra de intercalar um treino mais fácil com outro mais forte e procurando em todos eles manter sempre um ritmo controlado e confortável.

Vamos ver o que o futuro nos trará em termos de corridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário