sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Viagem - Cap. II (A ida)

Deitei-me pouco depois da meia-noite. Acordei às 03. Fui à janela e lá fora caía muita chuva, batida por vento forte.   Belo augúrio  pensei eu e despachei-me de novo para a cama.   Há-de passar ...

Quando saí de casa, faltavam 2 ou 3 minutos para as 05:30 e a manhã até nem estava muito fria.

Não chovia ...

Queijas dormia ainda.

Avanço em passo apressado para atravessar Queijas.

A Viagem está a começar!

Atravessado o centro da vila, entro numa zona rural, parte da Serra de Carnaxide, que separa os concelhos de Oeiras e Sintra. O caminho é escuro como breu, mas é bem conhecido e inicio aqui a evolução em passo de corrida.

Avanço chapinhando aqui e ali nas inúmeras poças nascidas com a chuva das últimas horas.

Passados alguns minutos entro na zona industrial de Queluz de Baixo, pouco à frente é o IC19 e logo a seguir + Queluz, que não se chama de Cima não sei porquê, se o outro lado se chama de Baixo!
(qualquer dia pergunto ao Luís 'Tigre' que ele sabe concerteza ...)


A 1ª foto é sempre aqui, em Queluz, no Centro de Saúde onde a minha Mãe trabalhou tantos anos. Foi o último centro de saúde antes da merecida aposentação. Nesses tempos, quem trabalhava tendo contribuído uma vida para o respectivo sistema de saúde, ainda tinha direito a uma reforma. Ela ainda foi em boa altura e ainda teve um bom conjunto de anos para gozar dessa reforma. Feita esta paragem sigo em direcção a Belas.

Faço a 1ª hora e levo feitos 7Kms, tal como planeado.

Segue-se um trajecto junto à CREL e do Aqueduto das Águas Livres, que me irá levar a Caneças.

O dia começa a nascer e recebo o 1º sms do dia, claro que do Jorge Branco, que me dá o 1º empurrão:

07:02 03/02/2014
"Directamente do Centro de Controle da Toca da Raposa Manca, votos de boa jornada e aquele abraço."

É o apoio que se repete pelo 3º ano consecutivo e que me acompanha em toda a jornada. (Tenho pena do meu telemóvel ter expirado precocemente, porque me fizeram falta as doses parcelares de adrenalina que o sinal de sms a entrar me ia dando durante o caminho!)

Depois de Caneças segue-se mais uma zona rural. É Vale Nogueira e A-Dos-Calvos. Como a encosta para lá é a descer, aproveito para aumentar um pouco o ritmo, aproveitando o peso e a gravidade.



Aqui levo a 1ª chuveirada. Pequena, ligeira e retemperadora, sem qualquer aspecto negativo, foram apenas uns chuviscos de apenas 5'.

Logo à frente estou em Guerreiros, onde faço a minha pausa para o 2º pequeno almoço. Uma sandes mista e um sumo e siga viagem, debaixo de mais um chuveiro, ligeiro também como o anterior.

Estou na Estrada Nacional 8 e porque no ano passado o dia 03/02 calhou a um domingo, já não me lembrava de tanto movimento. Quando os pesados passam por mim, fico com as pernas todas salpicadas da água que ainda está na estrada. Alguns desviam-se, outros nem por isso. Apesar de tudo vou agradecendo, porque sou eu que estou no sítio que é deles.

Vêm à memória as férias na Consolação - Peniche, por volta de 1984/1985 e os 'estágios' para as primeiras idas à Nazaré. Passei ali as férias de verão com a minha Mãe, durante 2 ou 3 anos, no mês de Setembro e já a treinar para a Corrida do Tejo (ainda da Câmara Municipal de Oeiras), com a qual arrancava a época, a que se seguia a Nazaré. Ali, os treinos em alcatrão tinham como destinos preferenciais Peniche, Cabo Carvoeiro ou Lourinhã e nessas saídas partilhava a estrada com os carros e também com as camionetas de passageiros, cujos motoristas, à força de me verem ali quase todos os dias, já me iam cumprimentando quando nos cruzávamos. Estavam a começar as corridas para mim e tinha 24/25 anos e tanta coisa mudou de então para cá.

Naquela manhã ali ia eu, uma vez mais a partilhar a estrada com as camionetas, mas com mais do dobro da idade e com objectivos bem diferentes daqueles que tinha na Consolação.

Segue-se na minha rota Ponte de Lousa


A manhã vai avançando e a espaços o sol, mesmo meio tapado, vai aquecendo um pouco.

Na Póvoa da Galega faço mais uma pausa, agora para o café e um bolo seco.

Nesta paragem envio notícias para o Centro de Controle e para os meus Filhos, que estão em apoio e me irão levar o almoço, o lanche e o equipamento para o regresso. Tenho agora na trouxa 0,50cl de água, 3 clementinas, 2 bananas, amendoins salgados e meio pacote de chipmix. A única coisa que irá resistir serão as bolachas, tudo o resto marchará.

Aqui, pouco depois do café da manhã, há mais uma dose da Toca da Raposa:
"Espero que o sol que faz aqui na toca, também te esteja a acompanhar desse lado. Toda a força do mundo e um abraço desde o Ribatejo! Embora Alex!"

Dá um ânimo do camandro, do catano e do carago, receber um sms destes quando estamos numa aventura como estive em 3 de Fevereiro!

Por volta das 10:30, são estes os cenários por onde passo.







Estou a cerca de 1 hora do meu destino. Quando há um trajecto relativamente longo para correr, sinto o corpo pesado e sem ritmo. São poucas pernas para tanto peso!! Arranquei para esta jornada com cerca de 88kgs, cerca de 5Kgs a mais e que explicam a sensação de peso.

As dúvidas que estas sensações colocam ocupam-me em demasia e tiram-me cabeça para o que eu queria mesmo. Os cenários aliviam um pouco e distraem.

Chego a Runa  às 12:30, com cerca de 7 horas de viagem.


Metade está feita!

Chego ao meu destino e os meus Filhos já lá estão. Coloco o fiel 'Silver' à carga e mudo de roupa. Depois segue-se o almoço:

Sandes de Presunto, cerveja preta e batata frita.

É agora tempo de fazer finalmente a visita.

Passada cerca de 1 hora sobre a chegada é altura para iniciar o retorno. Durante cerca de 15' ainda deu para carregar um pouco também o telemóvel e arranco.

Estou de regresso ...

3 comentários:

  1. Amigo Alex
    muito obrigado pela partilha.
    Com pena este ano não estarei em Portalegre mas já percebi que tu irás, este ano é para arrasar o tempo do ano passado.
    Bom fim de semana.
    Abraço
    Amigo de "Alex" António Almeida

    ResponderEliminar
  2. Pelo contrário António, ainda não me inscrevi e ainda não sei se o farei. Se fosses seria uma grande ajuda para me convencer ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. "Ganda" desalinhado!
    O centro de Controle só mandou mensagem aquela hora porque aguardava a tua mensagem a dizer que tinhas saído!
    As tantas comecei a estranhar e resolvi intervir! Mas as 5 da "matina" já estava sentado em frente do computador a a controlar os sms!
    Aproveitei para ver um programa que tinha gravado na TV!
    Abraço.

    ResponderEliminar