terça-feira, 7 de outubro de 2014

Maratona 2014

Não há volta a dar. Os tempos das maratonas não estão fáceis para um 'cota' entrado, algo preguiçoso e extremamente guloso como eu.

Desde os meus 53 que o senti de forma mais acentuada, o decrescer da 'pica' quando toca a ir correr. Felizmente que depois o gozo que retiro do treino mantém-se, mas para ir custa-me mais.

Será a ternura dos 50?

Nos dias que antecederam a partida, pensei muito sobre qual seria o meu objectivo para aquela que em termos competitivos continua a ser a prova de estrada mais importante da minha época.

Sublinhei para deixar claro que estou a falar em termos competitivos e em provas de estrada.

A minha época tem normalmente 3 eventos em estrada (Nazaré, Runa e Maratona), sendo que a Maratona é o único dos 3 eventos que encaro como uma competição.

Em 2012, na última versão da Maratona de Lisboa, fizera uns excelentes 03:30, igualando o tempo que havia feito na Maratona de 1990, com 30 aninhos portanto. Em 2013, na 1ª versão da Maratona da Costa do Estoril, subi para os 03:38 e portanto este ano tinha de decidir se ia lançar-me outra vez atrás da ilusão dos 5'/Km, ou se iria baixar um pouco a fasquia.

Confesso que com o meu feitio não foi fácil decidir-me (ou aceitar a realidade), embora da parte física todos os sinais apontassem para a 2ª hipótese, a pôrra da cabeça ainda vai tendo veleidades doutros tempos, há muito idos e que não voltam mais.

Mas se foi difícil antes da prova começar decidir-me, foi muito fácil fazê-lo pouco tempo depois dela começar. Foram precisos apenas 6 Kms, já em pleno esforço e já com o aquecimento feito, para cair na realidade e descer à terra. Senti perfeitamente que continuando no ritmo de 5' a coisa iria dar o estouro e logo ali passei sem hesitar a 'Safe Mode', para a partir dali começar então a minha Maratona de 2014.

Até aos 6Kms ouvi o corpo queixar-se da festa de anos da véspera, onde claro comi coisas pouco aconselháveis a um concorrente a uma maratona e pior que isso, bebi bastantes (...) líquidos, o que até nem seria muito negativo, não fora esse líquido conter álcool (!!!). A seguir o corpo queixou-se da noite curta. Mais para a frente, lá para os 30Kms, o corpo voltaria a cobrar dos treinos longos que não fiz e claro, sublevar-se obrigando-me a nova adaptação no ritmo.

O meu registo de treinos indica muito claramente que entre o início da preparação para esta Maratona, em 10 de Agosto e o dia 4 de Outubro, fiz 25 sessões de corrida, sendo que em apenas 4 dessas sessões fiz treinos acima dos 20Kms. A sessão mais longa foi de 25,5Kms, em 31 de Agosto(!!!).

Com uma preparação destas digamos que pensar sequer fazer 5'/Km durante 42Kms é lirismo puro.

Fica assim traçada a história da minha maratona de 2014. Na expectativa até aos 6Kms, a gozar o momento até os 30Kms, a esforçar até aos 37Kms e finalmente a sofrer até aos 42Kms!

O que fiz dos 37Kms para a frente, foi puramente acreditar que conseguia. Olhei muito para o chão. Parei em 3 ocasiões e nesses 3 momentos foi a cabeça que me fez retomar a corrida, porque o corpo já não estava lá.

É incontornável: não há milagres, principalmente quando se corre uma maratona!

Basicamente faltaram as pernas. Faltaram os treinos longos.

Poderia arranjar desculpas com a alteração da data de realização da Maratona, mas tenho a sensação que se o calendário se mantivesse, chegaria a Dezembro com as mesmas dificuldades em ter uma preparação capaz.

Por isso dou-me por satisfeito em ter chegado ao fim, 48horas depois de ter terminado aparentemente não há lesões e somar mais uma maratona ao meu currúculo.

Agora importa descansar um pouco porque daqui a 3 semanas tenho mais uma aventura, na Lousã, com a participação no AX Trail.

4 comentários:

  1. Parabéns por mais uma, pela força mental em resistir e pelo excelente tempo. Pode não ter sido como há 2 anos mas é muito bom mesmo assim :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ah pois é, Alex. Comigo aconteceu algo de muito semelhante, mas uma coisa é incontornável e chama-se treino, que é a base da performance e a base da confiança. No entanto, mesmo que a coisa não tenha corrido bem de todo, acho que estaria bem pior se não tivesse lá ido. Grande abraço. A próxima vai ser melhor.

    ResponderEliminar
  3. Bem...não foi como pretendias, mas foi....mais uma para embelezar o C.V :) ...parabéns por isso.
    Aquele Abraço

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera a mim fazer uma maratona quando mais pensar em tempos! Temos a mesma idade mas tu é muito mais novo!!!! Parabéns campeão!

    ResponderEliminar