terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Correr ... Por quem não esqueci!! (O Relato) Cap. VI

… continuação


Ao cimo da rua lá estavam, à minha espera, o meu Filho Guilherme e a minha Companheira Dora. A gozarem com o meu aspecto, claro, embora continue sem perceber porquê. Se calhar a combinação de cores azul do gorro e do o amarelo do corta-vento, conjugado com o encarnado da minha cara suscite alguma troça. Não sei!! Não percebo bem porquê!







E aqui mais um facto digno de registo.
Assim que tive a confirmação que a meio caminho estaria lá alguém para me apoiar com abastecimentos e muda de roupa, passei os dias da semana passada a fazer um saco. Nele coloquei todos os abastecimentos para o regresso, incluindo um abastecimento especial para consumir lá, a meio caminho portanto, que ia ao pormenor de incluir uma cervejola para um 'petisco' especial e ainda, uma muda de roupa. Tinha também um carregador portátil, para dar um pouco de energia ao meu fiel ‘Silver’.

Mas ... devido à minha dificuldade em dialogar, especialmente com aqueles que me são mais próximos, não ficou claro que eu esperava ter aquele saco ali, naquele momento, ao fim de mais de 50 Kms de viagem e antes de encetar igual viagem de retorno.

Quando perguntei pelo saco, para começar por mudar de roupa, ficou tudo a olhar para mim …

Resultado: do Guilherme recebi uma long shirt, perfumadinha e mais importante, seca. Da Joana, que entretanto chegou, (atrasada como de costume ...) recebi um reforço de 300ml de água, que aliás bebi logo ali, tal era a sede que trazia.

Depois rumámos os 3 para um café ali perto, para almoçar. Os restantes abastecimentos teriam de ser arranjados pelo caminho.

Fiquei sem todos os abastecimentos que tão cuidadosamente preparara para o regresso e sem a carga adicional para o 'Silver'. Teria de me servir do que sobrara da 1ª parte e do que eu conseguiria arranjar no caminho para baixo.

Quando me preparava para descer a rua para o café, chega o meu Irmão e estivemos + uns minutos a conversar e agora com mais quórum, o gozo com o meu aspecto a aumentar!!

Estive parado cerca de 01:15 hrs. Aqui mais uma asneira. Embora o tempo fosse ali o que menos importava, estar 01:15 hrs parado, no meio de um esforço tão grande, foi errado porque me tirou completamente o ritmo que eu trazia.

Custou-me por isso o arranque para a viagem de regresso. Foi sem dúvida o período mais difícil da minha jornada, aqueles 10 kms entre os 50 e os 60 Kms. Se alguma vez tive algumas dúvidas de conseguir terminar a jornada, foi naqueles cerca de 10 kms no arranque de regresso. O corpo, após aquele repouso, reclamava e as pernas pareceram-me cansadas.

Aqui jogou a meu favor o período do dia com melhor temperatura. O sol aquela hora já aquecia, não só o corpo. Como o reinício é a subir, o recomeço foi feito em marcha e assim, lentamente retomei o ritmo e o corpo retomou a actividade.

Passados os 1ºs 10Kms do recomeço, o período até às 16/17 horas, por volta do 80º Km foi provavelmente o melhor período da tarde. O sol aquecia-me, o corpo respondia favoravelmente e a moral só podia estar em alta.


Estes também se riram da m/figura ...


Um exemplar da quase extinta linha do Oeste.



Na 1ª parte da viagem bebi cerca de 1lt de água. Agora, no regresso, bebi quase 4lts.

Cada vez ia mais espantado por não sentir grande quebra a nível físico. Desde o início que me portei muito bem no aspecto táctico e penso que religiosamente fiz todas as subidas em marcha.

Parei duas vezes para fazer compras. Na 1ª, já algo preocupado pelo calor e por estar sem água, comprei 1,5lts de água, 1 coca-cola e 2 tangerinas. Na 2ª vez, já em Ponte de Lousa (acho eu ...) apenas para comprar + 1,5lts de água. Vinha com a ideia duma sopa, mas não consegui encontrar e a ideia esfumou-se.

Por volta do Km 80º a temperatura começa a descer e fiz mais uma paragem para vestir de novo o corta-vento, enviar as luvas e o gorro. Aproveitei para comer as tais 2 tangerinas que tinha comprado na m/penúltima paragem. Nunca tangerinas me souberam tão bem quanto estas!!

Era altura duma ‘parede’ ali para o Vale A-dos-Cravos, um pouco antes de Caneças, que obviamente fiz a passo, com fotos e petiscos à mistura.





Depois veio a noite.

Entre a zona de Casal de Cambra e Carenque foi certamente a zona que mais me custou fazer. Não pelo percurso em si, que é praticamente sempre a descer nos últimos 20 Kms do trajecto, mas pelo desenho da estrada, pelo volume de tráfego, já em hora de ponta e pela quase inexistência de bermas.

Foi um período muito complicado e em que alguma ½ dúzia de vezes receei um acidente.

A Estrada das Águas Livres foi um osso duro de roer. Até chegar a Queluz, cerca de 10 Kms, foram feitos sempre a correr e sempre com receio. A iluminação é escassa ou inexistente, as curvas são muitas e os carros nem sequer tinham tempo para me ver. Assim que passava um carro, entrava um pouco mais na faixa para que os carros me pudessem ver o mais cedo possível. Depois fugia positivamente para a valeta, porque era o espaço disponível quando por acaso se cruzavam dois carros simultaneamente.

Finalmente estava em Queluz e a cerca de 7 Kms de casa.

O fiel ‘Silver’ aqui ficou-se sem bateria. Liguei-o às 05:30 e durou até às 19:30. Não me posso queixar!!

Pelo local em que aproximadamente fiquei sem GPS, calculo que estivesse a cerca de 4/5 Kms de casa. Como a hora rondava as 19:40 e como cheguei a casa às 20:05, tal dá para concluir, sem grande margem de erro, que terei feito qq coisa a rondar os 102/103 Kms, em qualquer coisa que terá ficado a rondar as 12:30hrs.

Nunca pensei que conseguiria um dia fazer uma jornada assim e terminar em condições tão satisfatórias.

Para trás fica uma preparação algo conturbada, mas com alguns registos dignos de nota.

A começar na São Silvestre de Monsanto, em que fiz um treino muito bom, depois veio o UTAN, em que durante 10 horas e ao longo de 50 Kms me misturei (às vezes) com os 'tarahumaras' Serrazinas e tive o prazer e mesmo a honra de correr ao lado de pessoas (*) tão boas, depois vieram um par de treinos solitários em Monsanto. Treinos madrugadores, longos e difíceis, para habituar o corpo às condições expectáveis para a minha jornada. Esta série de treinos específicos para o objectivo conclui-se no treino que fiz em Sintra, no trajecto do GP Fim da Europa, em que fiz 29 Kms sempre muito calmos.

Assim por alto foi esta a base do meu treino para esta viagem da passada sexta-feira. Fica provado que não há Planos de Treino especiais. Há objectivos especiais. Há incentivos especiais. O que me levou a fazer esta viagem foi o incentivo que eu precisava e quando isso acontece não há Planos de Treino!!

Já comecei a planear a minha 2ª viagem, a que farei em 03-FEV-2013.

Nessa viagem:

Vou assegurar-me que consigo ter no destino novamente a presença da minha Família!!
Vou assegurar-me que volto a ter do meu lado o inexcedível Jorge Branco, com as suas 'injecções' virtuais de adrenalina. Terá sido meio caminho para o sucesso da minha jornada a colaboração que sem contar recebi deste Amigo!!
Vou assegurar-me que não vou usar equipamento novo!!
Vou assegurar-me que terei o saco com comida e roupa seca a meio caminho!!
Vou assegurar-me que irei treinar exactamente do mesmo modo como treinei agora, pois este plano provou!!
Vou tentar voltar a fazer um estágio em altura, com os ‘tarahumaras’ Serrazinas!!
Vou assegurar-me que tentarei sair 1 hora + cedo para evitar ao máximo passar em Carenque em plena hora de ponta outra vez!!

Finalmente

Vou assegurar-me que o objectivo daqui a 1 ano seja o mesmo, ou seja, apenas e só Correr ... Por quem não esqueci !!




(*) O aplicação do termo é propositado, assim como propositada é a troca com o termo atleta. Aquilo é pessoal que antes de serem grandes atletas são grandes pessoas. Porque uma coisa não quer obrigatoriamente dizer a outra. São grandes companheiros aqueles que eu conheci em Ribafria aqui há uns dias. Foi um prazer que gostaria de reeditar.

3 comentários:

  1. Amigo Alex
    Aguardei até agora pelo relato, para o ler com calma e melhor sentir tudo o que passaste ao longo desta ENORME aventura em solitário. Grande determinação a tua. Admirável. Vivi intensamente os teus passos através das tuas palavras.É um orgulho ter amigos que são autênticos titãs. Parabéns Alex. Grande feito este, com que homenageias a memória de quem não esqueceste. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Uma delícia ler este relato!
    E já sei que para o ano o primeiro sms é uma hora mais cedo!

    ResponderEliminar
  3. Amigos assim complementam dum modo muito especial estas 'aventuras' também especiais.

    São poucos mas bons. Muito bons!!

    Obg Fernando e Jorge!!

    ResponderEliminar