segunda-feira, 30 de abril de 2012

As últimas (23 a 29 de Abril)

À procura de boas opções de treino, nesta fase, entre o Ultra-Trail de Sesimbra e a Meia da Areia da Caparica, esta foi a semana em que fiz algum trabalho específico, de repetições e fartlek.

Por "trabalho específico" entenda-se uma versão 'soft' desse tipo de treino. Quando encaro este tipo de treino, lembro-me de imediato o artigo que Aarons de Carvalho escreveu para a última revista da Meia Maratona Internacional da Nazaré, em que ele afirma qualquer coisa do género  " ... acabaram-se para mim as séries, as rampas, as séries, os intervalados, os fartleks. O que eu quero agora é apenas correr ...".

Estou em absoluto acordo com esta ideia, se bem que ele tenha uns bons anos a mais que eu, quando faço treino específico tenho que os adaptar à realidade da PDI. Ou seja, não posso ir para a pista à procura de fazer séries a ritmos que já lá vão há muito. Não posso ir para a Pierre de Coubertin fazer rampas a 85% da minha capacidade máxima. As articulações e os músculos já não aguentam muita especificidade ...

As 2 'mazelas' que me têm acompanhado nos últimos tempos foram precisamente resultado da tentativa irracional e irreflectida de tentar ultrapassar as minhas limitações. A 1ª, na coxa direita, acompanha-me desde Junho de 2011, quando em plena preparação para a UMA, fazia treinos em areia e em grande exigência muscular. A 2ª, no hálux do pé direito, após uma sessão de rampas no EN e onde solicitei em excesso aquela articulação.

Por isso agora quando faço treino específico, faço-o mas com as devidas e necessárias reservas.

Por exemplo nas repetições de 1.000 mts que fiz nesta semana, o ritmo alvo foram os 5'/Km, embora tenha andado sempre um pouco abaixo disso, na casa dos 4:4x/Km.  Obrigo-me a conter a vontade de andar a ritmos mais elevados que só iriam levar ao excesso, que já sei bem onde leva.

Por outro lado, entre terça e quinta andei meio engripado. Na terça à tarde começou a doer-me a garganta, comecei a ter algum corrimento nasal e espirros. Fiquei logo alerta e ataquei logo com o que tinha em casa. A 'coisa' não evoluiu, mas andei um bocado a arrastar-me nos dias seguintes, com destaque para quinta, no treino de piscina.

24-Abr: 14Kms / 01:30hr / EN
25-Abr: 14Kms / 01:20hr / Pq Nações
26-Abr: 2,5Kms / 01:00hr / Piscina
27-Abr: 13Kms / 01:10hrs / Pq Nações
29-Abr: 15Kms / 01:30hrs / Monsanto

Total: 56 Kms

terça-feira, 24-Abr
Fui para o EN, para dar 1 volta no circuito nascente e 1 volta no circuito poente. O objectivo de fazer alguma força e resistência foi atingido.
quarta-feira, 25-Abr
Por enquanto ainda é feriado, por isso fui para a pista, fazer 6x1000mts. Com menos de 12 horas de descanso, sobre o treino anterior, custou a arrancar, mas como aquilo é a descer até ao Vale, lá fiz o aquecimento de 30', até lá abaixo e depois com 1 volta ao circuito dos Kayacs. Depois, na pista, fiz as séries com o objectivo de andar a 5'/Km. Nunca consegui! Andei sempre a ritmos abaixo, cerca de 10 a 15 segundos. De qualquer forma senti-me sempre à vontade e senti que não estava a forçar em demasia.

quinta-feira, 26-Abr
Em novo horário, voltei à piscina para fazer o habitual treino. Hoje custou muito terminar a sessão. Pensei parar às 40p, depois pensei o mesmo às 60p e depois disso lá consegui convencer o corpo a terminar e ir até às 100p. Mas que foi difícil foi!

sexta-feira, 27-Abr
Por limitações de horário, tive hoje de correr à hora de almoço, no Pq das Nações, onde é sempre mais fácil correr. Fiz os primeiros 5 Kms no ritmo habitual e depois fiz 6Kms a ritmo + elevado, uma vez mais a apontar para os 5'/Km e uma vez mais a continuar sem conseguir e a andar sempre abaixo disso. No entanto e porque foram 6Kms, o 'Silver' ia controlando o ritmo e andei muito perto do objectivo. No final, foram 2Kms para retomar o ritmo. Boa sessão.

domingo, 29-Abr
E chega-se finalmente ao domingo.
Hoje apeteceu-me ir para Monsanto. E fui.
Hoje apeteceu-me ir molhar-me e sujar-me. E fui!
Às 8 arranco do parque das antenas para mais uma bela sessão em Monsanto. Caía uma morrinha que me acompanhou praticamente em todo o treino. A intenção era puxar pelas pernas, molhar-me, sujar-me e claro, divertir-me um bocado naquele local excelente. E foi uma manhã excelente, com chuva, mas também com bocados em que o sol espreitava entre as nuvens. Destaque ainda para a sessão de alongamentos, feita nos campos de basquete, com vista privilegiada para o anfiteatro Alfredo Keil e para o Tejo, claro!!

Estou agora a 1 semana da Meia da Areia.

Agora é acalmar e aguardar. O meu objectivo na Caparica será arredondar para a 1:45hrs as 1:48hrs da edição de 2011.

Só espero que esteja um pouco menos de vento que no ano passado e claro, acabar a prova sem me aleijar!!

Boa semana para todos!!

1 comentário:

  1. O que é que eu posso dizer?!
    "Profissionais" é outra coisa!
    Mas o gozo de fazer toda a Corrida da Liberdade com os Zatopeques é algo de muito especial!

    ResponderEliminar