segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Férias 2013

(rascunhado em Agosto e publicado em Outubro ...)

Tou de férias das corridas!!

A UMA encerrou mais uma época. Agora até 15 ainda manterei as sessões semanais de piscina e depois, até Setembro, será mesmo só descanso!!

Realce merece apenas o facto de ter concluído mais uma época, a 4ª seguida do ciclo pós-artroscopia, sem qualquer lesão digna de registo.

Umas dores aqui e ali, são mais fruto da idade do que propriamente mal que mereça mais atenção.

Foi de resto uma época de alguma preguiça. Não que tal preguiça tenha evitado algumas aventuras como São Mamede ou a reedição de Runa. Claro que tal preguiça provocou também alguns 'amargos' como o desaire em Sesimbra.

A coisa até começou bem, com mais uma viagem de saudade à 'Mãe' Nazaré, em Novembro. Seguiu-se-lhe, em Dezembro, a Maratona de Lisboa, provavelmente a última mesmo de Lisboa, porque aparte as críticas que lhe possa ter feito, ao que parece vem aí uma maratona que de Lisboa só terá mesmo o nome, porque a acreditar nos boatos, será mais de Cascais, Oeiras ou Linha do Estoril do que propriamente de Lisboa. Mas é o provincianismo português no seu melhor, é, segundo consta, a tentativa de obter uma Maratona de nível mundial, que nós mesmo só a nível mundial!!

Nesta última edição da Maratona de Lisboa, fiz 03:30hrs e regressei a 1990, ano em que, com 30 anos, obtive igual resultado, noutra Maratona de Lisboa, numa edição que terminou na Praça do Município de Lisboa!!

Entrou 2013 e fiz a 2ª edição de visita à minha Mãe, esta não a das Meias Maratonas, mas mesmo a minha Mãe! Foi a 2ª viagem a Runa, sempre uma viagem importante para mim.

Depois deste ponto alto de 2013, as coisas começaram a acalmar, comecei a preguiçar!!

Sem grandes cuidados fiz a viagem a Runa, mas essa viagem, por ser absolutamente aparte de competição, não trouxe qualquer problema, porque o que não se faz a correr faz-se em passeio.

Mas continuei a preguiçar e veio Sesimbra e claro que estas coisas podem demorar mas cedo ou tarde pagam-se. Na Arrábida paguei a veleidade de querer fazer uma prova idêntica à do ano passado, sem para isso me esforçar. O resultado foi uma desistência aos 30Kms.

Assustado apliquei-me e passado 1 mês fui fazer o Ultra Trail de São Mamede. Demorei cerca de 18horas a completá-lo!

Finalmente chegou em finais de Julho a UMA, a 4ª edição, que fechou com chave de ouro esta época.

Agora só lá para dia 18/Agosto regressarei à actividade, já a iniciar a preparação para a maratona, aquela especial, para a categoria de ouro da federação internacional, aquela que entre outras, passará por Lisboa. A minha opção seria ir ao Porto, mas são 300Kms ...

Se nestes 15 dias decidir avançar com a inscrição, o meu calendário anual de provas dos últimos anos irá ser alterado, ficando a maratona antes da meia da Nazaré, mas não vejo alternativa e terei de me adaptar.

Se assim for, farei em Outubro a Maratona, em Novembro a Nazaré e depois procurarei algum objectivo.

Para 2014 só há para já um evento confirmado e esse é obviamente a 3ª edição de Runa!

2 comentários:

  1. Um grande desalinhado tem que ter um blogue desalinhado!
    O importante é ir correndo por ai!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Alex
    com a idade ganha-se esse estofo de nos adptarmos, pelos vistos com a idade também se ganha "calo" para correr maratonas, pelos menos alguns...
    Grande tempo, apenas mais 8 minutos que o teu tempo da última de Lisboa e esse igual ao que tinhas fieti com 30 anos, muito bom mesmo até porque saberás que a grande maioria fez tempos bem abaixo dos habituais.
    Gostei de ler estas palavras escritas em agosto e agora aqui trazidas.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar