terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pirata da Pirata de Monsanto 2013

No dia 20 de Dezembro de 2013 e pela 2ª vez, pirateei a 4ª edição da Pirata de Monsanto.

Esta feliz iniciativa nasceu há 4 anos, pela mão do Parro e do Peregrino. Resultado da vontade daqueles dois utilizadores assíduos de Monsanto. Estive na 1ª Edição, ainda no Parque de Campismo e até fui o autor duma das duas versões dos Diplomas que por brincadeira se distribuíram no final.

Participei na 1ª Edição, pirateei a 2ª Edição, baldei-me à 3ª e voltei a piratear esta que foi a 4ª Edição.

Na 2ª Edição não gostei do caminho que tomou. Deixou de ser aquilo que penso esteve na génese do projecto, que seria encher Monsanto com um grupo de amantes da corrida a pé e passou a ser mais vários grupos de amigos a correr sózinhos.

Não gostei e afastei-me. Desmobilizei um pouco.

Este ano, o 4º ano, concluo que tinha razão quando escrevi algures, que o figurino era errado quando logo após a partida o pelotão de simpatizantes se transformavam em competidores e tentavam chegar ao fim primeiro que os outros.

Esta ano (e acho que já o fizeram em 2012) passaram a dividir o pelotão em 2 grupos, consoante a cadência, fazendo um percurso mais pequeno e outro um pouco mais longo. Este ano, acho que pela 1ª vez, aconteceram 2 ou 3 situações em que os da frente marcaram passo para possibilitar que o restante pelotão reagrupasse.

Era isto que eu queria dizer desde o início. E penso que seja o formato mais interessante para encarar um evento com estas características.

Penso que há 2 ou 3 anos, em determinada altura quando cheguei às rotundas, viam-se dezenas de frontais no meio de Monsanto e reinava uma perfeita anarquia. Uns grupos de pessoal para um lado e outros para o outro e inclusive houve participantes a perderem-se dos restantes.

Parece-me que ao fim de 4 edições a Pirata de Monsanto ganha alguma maturidade, sem no entanto perder a irreverência que também é saudável a acompanhe.

Mais uma vez este ano e para ganhar pernas para Fevereiro, decidi arrancar de casa até Monsanto, para lá me juntar ao pelotão.

Claro que porque o Passos Coelho quer que a gente trabalhe mais, é muito apertado e arranquei de Queijas já muito tarde, já depois das 20:30. Ora sabendo que Monsanto dista cerca de 6/7 Kms de minha casa e pelo meio tenho de atravessar a Serra de Carnaxide, podem vocês concluir que fui sempre a esticar.

Quando cheguei a Monsanto, nem me lembrei que a partida já não é no Parque de Campismo e arranquei directamente para o início do percurso, ali junto ao canil. Poucos minutos depois, com os bofes de fora, quando passava nas traseiras do Parque de Campismo, começo a ouvir vozes atrás de mim e começo a ver luzes de frontais. Felizmente a partida atrasou-se e eu estava à frente do pelotão. Respiro fundo e meto por uma rua que me levará em direcção ao Batalhão dos Sapadores, dando assim hipótese do pelotão me passar, de modo a apanhá-lo depois e me misturar já perto de Montes Claros.

O percurso da Pirata de Monsanto é exigente logo no início e aquela subida toda em Caselas e depois em Montes Claros são difíceis. Para mim, que já tinha mais de 7 Kms nas pernas ainda o foi mais, mas aguentei-me. Por aquela altura o pessoal que ia fazer a volta mais curta separa-se.

Quando chego a Montes Claros a 1ª surpresa. O pessoal estava todo em carrossel à volta da rotunda, possibilitando assim o reagrupamento. Muito bem. Aumenta o grupo e o convívio entre todos.

Seguiu o cortejo por dentro de Monsanto. Muita gente nova. Muitas senhoras. Excelente. Excelente.

Desta vez o grupo mantém-se junto quase até à parte final. Já era querer demais que tal acontecesse. Quando passamos a Belavista já é cada um por si e já não há mais reagrupamentos. Paciência!

Por essa altura um participante coloca-se ao meu lado e fazemos aquela parte os dois. Ele vira-se para mim e pergunta se falta muito?? É a sua 1ª prova com estas características!! Só começou a correr há uns meses atrás!! Digo-lhe que dali até ao final é sempre a descer e o rapaz fica muito mais descansado!!

Mais à frente esqueço-me outra vez que eles não partiram do Parque de Campismo e quando chamam a nossa atenção eu já ia disparado nessa direcção. Peço-lhe desculpa, despedimo-nos e digo-lhe que eu continuo, até casa.

Na Decathlon como qualquer coisa e preparo-me para a 3ª parte, o regresso a casa.

Tenho pela frente a subida de Alfragide, paralela aos Cabos d'Ávila e depois, lá à frente tenho novamente a Serra de Carnaxide. Sofro um bocado para chegar mas lá chego, completamente arrasado.

Não tenho preparação para estas loucuras!!

Fiz 29,8Kms e andei naquilo cerca de 3:20hrs, com uma média de 6:43"/Km.

Aqui fica o registo da minha Pirata da Pirata de Monsanto.

Espero que mais edições se sigam. Desejo que afinem o formato. O meu sonho é ver 1 pelotão único desde o início até ao final. Tenho a certeza que é a opção mais apropriada para as características do evento. Este ano já gostei mais. Os 2 reagrupamentos só aumentaram o interesse daqueles que vão para ali puramente para passar um bom bocado, penso que seja a grande maioria. Gostaria que assim fosse!!

2 comentários:

  1. Mas quem lançou a ideia dessa pirataria há 4 anos no Fórum do Mundo da corrida fui eu! Gostei de teres piratado a pirata! Só um desalinhado como tu consegue fazer isso!
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Então desde já te apresento as (quase) públicas desculpas. Tinha ideia que tinham sido eles dois, mas provavelmente terás lançado o assunto num qualquer tópico e eles terão avançado depois com tal projecto para a frente. E que projecto!!

    ResponderEliminar