sexta-feira, 25 de julho de 2014

UTSM - A preparação

Iniciei a campanha UTSM 2014 em 10 de Fevereiro, após Runa e o inevitável período de descanso que se lhe seguiu.

Foram portanto cerca de 14 semanas de preparação.

Resumo de Fevereiro (excluindo RUNA):
  • Sessões de Corrida: 11 = 160 Kms
  • Sessões de Piscina: 2 = 5 Kms
  • Média Peso = 88,2 Kgs


Escrevi em 10 de Março de 2014:

Com 4 treinos semanais, vou fazer o possível para ir minimamente em condições. O objectivo é 'apenas' ir com mais confiança!

As 18 horas de 2013 satisfazem plenamente. Em 2014 tenho menos disponibilidade para treinar, mas fazendo as coisas com alguma ponderação, será tempo suficiente para ir sem estar sempre a recear uma quebra física.

Nas primeiras 6 semanas farei trabalho de base (mais trabalho de base) a meter Kms nas pernas. Nas 4 seguintes tentarei fazer trabalho de resistência e as últimas 3 serão de alguns treinos mais específicos, se conseguir fazê-los (...).

Tenho 3 'longos' planeados, um deles será nos Trilhos de Almourol, onde farei uma estreia participando na prova dos 40 Kms. Os outros irei fazê-los provavelmente juntando dois treinos, um à sexta-feira ao final do dia e outro logo na manhã de sábado, tentando assim dar alguma carga extra e aperceber-me da resposta do corpo.

Uma questão importante é o peso. Parto para esta operação a rondar os 88 Kgs. Seria óptimo chegar a Maio e tirar 2 a 3 Kgs e assim poder fazer a prova com 85 Kgs. Acho que é perfeitamente possível. Mas não me sinto com grande vontade! Sinto-me preguiçoso e algo desmotivado e aqui residirá provavelmente o maior desafio.

Parece que os 53 me estão a afectar ...


Escrevi em 25 de Março de 2014:


Na terça, ainda a recuperar da sessão de domingo, quis apenas meter algumas rampas. Consegui fazer 5x500 e já foi bom!

A sensação que tenho, sempre que quero fazer algum treino mais específico, é que o corpo se recusa simplesmente a colaborar. Sinto logo que tenho pouco ou nenhuma margem para inovar, para além da habitual endurance. Nesta terça, na 2ª ou 3ª série, já tinha a sensação de sentir (mais do que já vem sendo hábito) o tendão esquerdo.

Séries, intervalados, rampas, escadas, etc, tudo o que fuja da simples 'CC' de Corrida Contínua, já representa um risco de agravamento de alguns dos sinais que o corpo me dá.

Tendão esquerdo e a articulação do hálux são os principais focos de tensão.

Treinar para uma prova de montanha sem poder fazer treinos com alguma altimetria, é complicado mas parece-me que terá que ser mesmo assim.

Apesar de estar quase em Abril e de Março ter sido um mês de alta quilometragem, continuo a não sentir ritmo na minha corrida, como sentia há uns meses atrás, ou pelo menos tenho ideia de sentir.

Só pode haver uma explicação, que é o peso!

Continuo nos 88 e estes quilos a mais fazem concerteza essa diferença.

Às vezes penso que era preferível deixar de correr e dedicar todo o meu esforço a perder peso. Acho que tiraria mais proveito dessa táctica!


Resumo de Março:
  • Sessões de Corrida: 17 = 302Kms
  • Sessões de Piscina: 0
  • Média Peso = 87,8

Abril para além de ser o mês mais técnico na preparação para Portalegre, tem sido também a altura escolhida para testar equipamento.

Tenho feito sessões com mochila, apesar de quase não lhe mexer. Acho que é bom habituar-me aquilo nas costas, ao peso e ao equilíbrio.

Tenho feito sessões nas encostas do Jamor. Evito saturar os mesmos locais de treino, embora com a hora a que me é possível fazer os treinos, as alternativas não abundem.

Treino com frontal o máximo possível.

Aproveito também para fazer terreno o mais acidentado possível e assim tentar corrigir, por pouco que seja, a minha posição, excessivamente direita, o que, aliado ao posicionamento elevado do meu centro de gravidade, me transmite grande insegurança, principalmente nas descidas mais técnicas.

Estou a lembrar-me daquele trilho tenebroso, no UTSM versão de 2013, logo após o PAC3, com cerca de 1Km de extensão. feito com vento e frio, às 5:00 a.m., onde estou ainda para perceber como consegui não cair.

Finalmente nos testes que tenho feito, experimentei num nocturno que fiz em Monsanto, o frontal chinês, que teoricamente com 500 lumens (???) serviria de alternativa ao Black Diamond, que com os seus 90 lumens se revelou limitado na edição de 2013. Recebi o frontal no dia do treino e a coisa não correu muito bem, mas é ainda matéria para explorar melhor.

Outra compra foi um carregador para o Silver. Em 2013 ele queixou-se que eu tinha 10 PAC's à disposição e para ele só houve 1, o de Marvão e onde o abasteci durante apenas os 20' que lá estive. O 'rapaz' esgotou-se às 16 horas e este ano levarei este pequeno carregador, que com 1 pilha AA, permitirá fazer o carregamento em andamento, durante mais algum tempo, o que já será mais do seu agrado.

Resumo de Abril:
  • Sessões de Corrida: 11 = 221Kms
  • Sessões de Piscina: 4 = 10Kms
  • Média Peso = 87,5

Acho que apesar de tudo, irei em 2014 mais preparado do que em 2013 fui. Tenho já a experiência do ano passado e isso é sempre uma vantagem.

Vou com menos sessões, mas com mais Kms nas pernas. O que me preocupa é a perna esquerda, que tem andado a avisar e claro, as alterações ao percurso, já amplamente divulgadas pela organização, que não se poupa a anunciar as dificuldades acrescidas nesta edição, isto apesar de divulgarem também que em 2013 se registaram 23% de desistências (...).

Outro contra, não menos importante, é não ter este ano o António Almeida ao meu lado, para me travar ou puxar, como tão bem fez o ano passado.

Tenho tentado fazer o máximo de Kms possível, embora a falta de conhecimentos e de tempo para treinos, limite e de que maneira os benefícios de tal preparação, que se torna por vezes algo atabalhoada.

Embora tenha mais Kms feitos este ano, não consegui fazer sessões longas, em dias seguidos, como fiz o ano passado, por considerar que são positivas, para habituar o corpo a um esforço mais prolongado.

A 60 horas do evento e amenizadas as dores, sobrevêm as dúvidas, sempre as dúvidas.

Será falta de confiança em mim ou o encarar da realidade e das minhas limitações? As dúvidas sendo as minhas, adivinho-as em muitos daqueles que comigo irão estar na madrugada de dia 17 a sair daquele estádio em Portalegre. Seremos cerca de 500 almas a lançar interrogações sobre a aventura em que estamos prestes a iniciar.

Vem aí o último fim de semana em que posso ainda fazer algo mais pesado e vou tentar juntar pelo menos 2 dias. Quando comecei esta preparação, tinha 12 semanas à frente e tinha outras tantas para trás, com a preparação para Runa, mesmo assim, agora que essas 12 semanas estão a acabar, não consigo arranjar motivos de euforia para a viagem a Portalegre.

Até à véspera aguardarei ou estarei atento a algum sinal que o corpo me dê, porque se ele vier terei de equacionar a anulação da viagem.

Escrevi em 16 de Maio de 2014:

A cerca de 12 horas aumenta o nó no estômago característico das dúvidas daquilo que não conseguimos controlar. Lembro o ano passado e exactamente a mesma sensação. Este medo que depois se transformou em acrescidas cautelas e me levou, pé ante pé, até à meta no estádio, naquele final de tarde. Embora as previsões sejam de céu limpo, há por aqui algumas nuvens ...


Resumo de Maio (até dia 16):
  • Sessões de Corrida: 5 = 87Kms
  • Sessões de Piscina: 2 = 3,75Kms
  • Média Peso = 87,3

Sem comentários:

Enviar um comentário