terça-feira, 10 de novembro de 2009

Nazaré, sempre!!




Novembro é mês de NAZARÉ!!



Foi na Nazaré que tudo começou. A minha 1ª prova foi lá, em dia de tempestade, acho que por volta de 1984/85. Fiz 1:30hrs e desde essa data voltar à Nazaré significa que continuo cá, a correr.

Em 2004, em mais uma edição, escrevi estas linhas:

"E cá vim novamente à Nazaré. A 'Rainha' das Provas de Estrada e aquela que mais significado sempre teve para mim. Na Nazaré aprende-se a correr. A Nazaré é como o Mar, omnipotente que baixa a crista do que a abordam de ânimo leve. Sempre coloquei as expectativas altas na Nazaré e ela sempre teve a última palavra. Por vezes deitou-me abaixo e noutras condescendeu e alinhou comigo. Hoje foi um desses dias, hoje a Nazaré condescendeu comigo e deixou-me correr a sua prova. O objectivo era à partida fazer 5:40" / KM e 2:00hrs no final. Fiz 1:56 e andei a cerca de 5:35" / KM. Logo na volta inicial senti as pernas algo pesadas e fantasmas de outras experiências amargas vieram ao meu pensamento e quase desde o início fui a correr com o cronómetro. É dificil para mim correr com o cronómetro. O meu feitio e toda a mística que envolve aquele local e aquela prova contrariam a que ali consiga correr com a cabeça. Mas apesar de tudo acho que consegui controlar-me e guiar-me pelo relógio. Andei sp abaixo do meu objectivo mas com algum esforço controlei-me e consegui passar a 'barreira' dos 18K com alguma energia nas pernas. Com 1 mês e pouco de treinos correu muito bem e agora tenho 20 dias até à Meia de Lisboa. Até lá é manter os KMs nas pernas e não me aleijar. O dedo deu 'só' sinal e tive uma unha encravada a dar-me alguns problemas. A Dora acompanhou-me e como sempre aguentou o meu nervosismo e a minha má disposição com os cães. Como sempre a Dora esteve lá á partida e à chegada, sempre a sorrir!"

Sem comentários:

Enviar um comentário