terça-feira, 29 de maio de 2012

As últimas (21 a 27 de Maio)

Mais uma semana de defeso, com uma prova no final - Os 12 Kms do Guincho.
  • 22-Mai: 13Kms / 01:15hr / EN
  • 24-Mai: 2,5Kms / 01:00hr / Piscina
  • 25-Mai: 13Kms / 01:20hr / EN
  • 27-Mai: 12Kms / 01:20hrs / Malveira da Serra
Total: 38 Kms

Na terça-feira o 1º da semana começou na pista de cross, sem grande vontade, mas após o aquecimento de um par de Kms a coisa animou. Fui para o circuito poente e acabou por acontecer um excelente treino, sempre com andamento vivo, num local excelente.

Na quinta mais um treino de piscina, sem novidade. Difícil e sempre recompensante no final. Programa habitual: 100 piscinas em 1hr.

Na sexta-feira voltei ao EN, agora em compª do Guilherme, para o último treino antes da prova de domingo. Fiz o mesmo circuito de terça-feira e apresentei-lhe o circuito poente do EN, em todo o seu esplendor e exigência do ponto de vista físico. Mais tarde, após a prova de domingo, iria comentar que este treino lhe custara mais que a prova ...

No Domingo voltei à Malveira da Serra, para a   6ª Edição da Corrida do Guincho,  que já foi a "13Kms do Guincho", mas que agora, sem ir ao Guincho (Praia) deveria alterar a denominação.
Fiz esta prova, pela 1ª vez, em 2010. É uma prova 'acessível' em todas as suas características, desde a da localização geográfica, passando pelo traçado e terminando na distância. É uma prova que se faz pelo prazer. Não custa nada e enche os olhos com as vistas sobre aquele imenso mar!
Este ano escolhi-a para fazer o baptismo no atletismo 'popular' do meu Filho + velho Guilherme.
Aqui há uns meses, o rapaz de 23 aninhos assustou-se com a balança e começou a dar umas corridinhas pelo bairro.
Depois disso começou a vir fazer uns treinos comigo, geralmente no EN.
E agora, com cerca de 2 meses, começava a querer uma competição. A 'PDI' ...
Escolhi esta porque tem as características ideiais para uma estreia.
Após as 'obrigações', saímos por volta das 08:00 em direcção à Serra. Chegámos por volta das 08:30, fomos levantar o dorsal e beber café na excelente e estimulante compª do Jorge Branco da Esposa e do Egas Branco.
Há naquela 'equipa'  um manancial de histórias e parece estar sempre uma à espreita de oportunidade e ali, à mesa de café, lá veio uma, a daquele companheiro a correr e a fugir dos cães do pastor da Serra da Estrela.
Terminado o café, uns (nós) vamos equipar-nos e eles levantar dorsais.
São 09:30 e dirigimo-nos calmamente para a meta quando me cruzo com o Víctor Silva. Está em descompressão e é uma excelente hipótese de compª.
Na estrada há muita gente que aquece e partilha com os carros que continuam a circular, aquele espaço invadido. É um ponto negativo nesta organização. Não sei onde e/ou como, mas aquele cenário não é de todo o local ideal para correr.
Uma das inovações desta edição é o acesso à partida condicionada por prévia leitura de código de barras do dorsal, pelo que esta parte passa-se bem devagar, com o acesso feito a conta gotas, mas lá passamos o 'funil' e estamos a minutos da partida.
Umas palavras trocadas entre nós, o Jorge e o Víctor e a debandada inicia-se.
Corro os 1ºs Kms na companhia do Jorge. Vamos praticamente na cauda do pelotão e a manhã está espectacular. Não está frio e não está calor. Não há vento e as condições são excelentes.
O Guilherme é 'raptado' pelo Victor e adiantam-se em relação a nós. Deixo de os ver e continuo calmamente a apreciar a compª da Raposa chamada de Manca, mas que de Manca poucas mostras dá.
Passados 3 ou 4 Kms despeço-me do Jorge Branco e vou em busca do Guilherme, que apanho algum tempo depois, quando estranhamente e sem que tenhamos passado na Praia do Guincho, se começava já a subir as falésias.
É pena perder-se aquela característica que dava um sabor de originalidade a esta Prova. Desconheço as razões, mas com a minha idade e com alguma experiência e conhecimento das coisas à Portuguesa, suspeito de alguma alarvidade das chamadas 'autoridades marítimas'!!
E lá ia o rapaz, todo contente da vida, em boa compª do Víctor Silva.
Nessa altura, seguia-se frequentemente em fila pelas falésias e a progressão era a passo. Aqui e ali uma aberta e lá se corria um bocadinho, para logo a seguir nova filinha e nova paragem.
Um pouco mais à frente começa a subida para o Cabeço do Vento e a coisa assume contornos de sofrimento para muita gente.
Um dos objectivos traçados para esta prova era fazer todo o trajecto a correr. Aqui falhei esse objectivo. Devo confessar que a cerca de 1/4 do final da subida daquela 'parede' não aguentei e terminei-a a passo, humildemente!
Passada esta parte, são os últimos 2 Kms de prova e praticamente sempre a descer a animação volta, com brincadeiras entre nós os três.
Terminamos perto da 01:19 uma excelente manhã, passada em excelente companhia e a constituir uma excelente estreia do que espero seja um hábito a contagiar o rapaz.
Ele estava maravilhado no final, inclusive com um sprint de 50mts a possibilitar-lhe a subida de 1 lugar na classificação geral!!
Agradeço a companhia aos nossos companheiros de jornada Jorge Branco e Víctor Silva.

Aqui fica o registo da prova: http://connect.garmin.com/activity/183321935


Já estou inscrito na 3ª edição do Trail do Almonda. A concretizar-se, será a minha 2ª participação naquela prova organizada pelo Aníbal Godinho e onde estive presente em 2010.

Até lá continua o defeso, pelo menos até ao final de Maio. Em Junho e com a 1ª metade das férias, irei fazer o habitual estágio nas areias da Meia Praia, já com horizontes mais lá para a frente, noutras areias, essas na Península de Tróia ...

Boa Semana

6 comentários:

  1. Ainda não descobri porque a prova não passou na praia mas também estou desconfiado que houve para ai um problema do género que tu referes.
    Só espero que o percurso volte ao original! A praia é uma imagem de marca da prova!

    A Raposa continua muito manca mas consegue disfarçar muito bem são as vantagens de ser-se uma raposa!

    ResponderEliminar
  2. Bem, acho que fazer 3/4 daquela Sra. Parede a correr é bastante impressionante. Eu perdi logo a moral para correr nos primeiros... 10 metros daquilo...

    ResponderEliminar
  3. Tendo lido as peripécias por que passou a Meia da Areia, com a questão da publicidade e da montagem da infra-estrutura de apoio aquela prova, fico mesmo desconfiado que qq coisa do mesmo género se terá passado aqui. Aqueles míseros 500mts, por um corredor de areal, bem junto às falésias, deviam estar a fazer confusão a alguém ... Espero sinceramente que a Organização consiga ultrapassar esta questão, a bem do interesse na prova.
    Abraço Jorge

    ResponderEliminar
  4. Tem quota parte de físico, mas tb quota parte de mentalização. Eu já conhecia a 'parede' doutros anos. Este ano mentalizei-me que iria fazê-la sempre em 'trote'. Não consegui. Fiz 1/4 a andar. Para o ano tenho de me mentalizar um pouco mais!! :-))

    ResponderEliminar
  5. Amigo Alexandre, para este prova escolheste uma estratégia interessante e isso ajudou a conseguir (quase) superar aquela parede. Correr e aproveitar para incentivar o rapaz a conhecer algo que por ventura desconheceria motivando-o a na sua luta por um bem estar melhor e também por uma qualidade de vida diferente e sempre para melhor. Correr ao lado do Jorge já não é fácil, ele mantém aquela ideia da Raposa Manca mas penso que é mais para se defender dos ataques que o pelotão dos últimos lhe vão fazendo, como é o meu caso. Mas é uma satisfação enorme correr ali a seu lado e ao mesmo tempo olhar a história que este homem já viveu, não se pense que é fácil sacar-lhe alguma coisa, corre concentrado e quem quizer ouvi-lo tem de se abeirar e partilhar da sua agradável companhia.
    Caro amigo Alexandre se não for antes, abraço e até Melides.

    ResponderEliminar
  6. Grande Adelino, agradeço as palavras amigas, como sempre.
    Não sei o que guardará o futuro do Guilherme, em termos de corrida. Ainda é certo para tirar conclusões. Uma coisa é certa, ele adorou a estreia!
    Teve a sorte de ser acompanhado ao início por alguém muito experiente como é o Víctor Silva, que o ajudou a manter um ritmo confortável.
    Eu tb tive a sorte de partilhar os 1ºs Kms com esse enorme Jorge Branco, com quem é sempre recompensante correr. E ele até ia falador desta vez e veja-se o resultado. Já não foi o último, bem longe disso.
    Quanto a nós Joaquim, parece-me que nos vamos ver antes, uma vez que já vi a tua inscrição para Almonda.
    Até lá.
    Abraço

    ResponderEliminar