sexta-feira, 6 de julho de 2012

Estágio das Areias - Cap. III

Nos episódios anteriores relatei as 2 primeiras semanas do Estágio das Areias.

Partilhei convosco uma etapa importante neste estágio que reside no facto de ter percorrido numa semana de treinos, 6 dias, a bonita distância de 113Kms. Que se cuide o Eusébio Rosa ... :-))

O principal objectivo que tracei à partida para este estágio foi o de fazer Kms. Mais importante do que correr em areia seca, considerei que seria ganhar endurance, ganhar Kms nas pernas e na cabeça ...

Na cabeça reside um capítulo muito importante na questão de fazer ou não fazer uma prova como a UMA. As dificuldades que se colocam sobre todos os aspectos numa prova com aquelas características são ultrapassados em primeiro lugar pela cabeça e depois pelas pernas. A capacidade de aguentar essas dificuldades e ultrapassá-las deve ser também treinada. Com este forcing que estou a fazer aqui, testo realmente os limites em aguentar um esforço suplementar. Por isso aumentei os Kms e até agora tenho-me aguentado.

Passemos então ao remate deste Estágio das Areias!

25 de Junho, às 07:00
arranca a 3ª e ultima semana de estágio. Acentua-se o estado de cansaço generalizado. De manhã, quando início o treino, o corpo grita por socorro (!!!) A maré está agora cheia e ando em areia mais mole e terreno inclinado, tal como irei encontrar em Melides daqui a poucas semanas. Faço o trajecto 'base' de casa até à praia mas o ritmo baixa para os 6':30"/Km devido à areia mais mole. Tenho que me esforçar por olhar para baixo para conseguir manter esta cadência que exigindo esforço não me coloca demasiadamente ofegante. Hoje o regresso é um pouco mais alargado até casa.
19Kms - 120'

26 de Junho, às 07:30
esta 14ª sessão, que constou em mais um treino 'longo', foi muito complicada de concluir. Após as 2 horas de ontem, fazer 2:40 hoje foi muito difícil. Com a maré bem cheia, fiz duas voltas à Meia Praia, com a ida por dentro e o regresso pela praia. Principalmente na 1ª volta, em que apanhei a maré mais cheia, os músculos ressentiram-se com o esforço acumulado. Na 2ª volta passou-me pela cabeça fazer uma pausa. Felizmente não fiz nenhuma, pois a parar uma vez tenho a impressão que fazia o resto a passo.
26Kms - 160'

27 de Junho, às 07:30
15ª sessão e parece-me que o mais difícil está feito. Depois desta sessão vou começar a diminuir um pouco porque no próximo domingo, 1 de Julho, tenho um longo lá em cima, numa viagem até à Lagoa de Albufeira. Hoje voltei à Meia Praia em maré cheia. Andei num ritmo perto dos 6:15.
17Kms - 105'

28 de Junho, às 07:30
16ª sessão e iniciam-se as despedidas dos locais predilectos deste estágio de 2012. Hoje despedi-me das arribas de Porto de Mós. É um trajecto difícil porque começa logo a subir, mas a dificuldade do trajecto é minimizada pelas vistas excelentes lá de cima.
9Kms - 55'

29 de Junho, às 07:30
17ª e última sessão em Lagos. A despedida tinha de ser na Praia. Na Meia Praia que foi o local mais visitado e percorrido nestas 3 semanas muito durinhas mas recompensantes igualmente.
19Kms - 120'

Distância percorrida: 90Kms


Distância percorrida durante o estágio: 284Kms
Sessões: 17

E assim terminou como começou este Estágio das Areias: em beleza!!

Corri, cansei-me e diverti-me muito. Além disto tudo não me aleijei!!

Enchi as vistas com paisagens deslumbrantes e os pulmões com o ar que por ali é muito bom.

Bati os recordes de semana e mês com mais quilómetros.
  • Semana 25: 113 Kms
  • Mês de Junho: 352 Kms

Daqui para a frente o objectivo é continuar a ganhar Kms nas pernas, fazer mais uns longos, fazer Almonda com calma (...) e depois aguardar pacientemente pela partida do ferry em Setúbal, no próximo dia 22 às 06:00.



Na impossibilidade de ilustrar com algumas das fotos que tirei, uma vez que o laboratório se atrasou no seu envio    ;-)   , deixo-vos alguns registos do meu fiel 'SILVER' para ilustrar doutra forma os principais locais de treino.

1. Porto de Mós
Percurso que fiz algumas vezes, percorre arribas desde Porto de Mós até à Praia da Luz. Vistas fenomenais.


2. Meia Praia
Este foi o percurso que mais vezes fiz. Com cerca de 17Kms começa a descer e acaba a subir, o que até é bom. Passa pela zona da Marina e da Lota antes de chegar à Meia Praia.

3. Circuito das Praias
O melhor percurso deste ano. Percorre em arribas todas as praias entre a Luz e a Meia Praia.

2 comentários: