terça-feira, 3 de julho de 2012

Estágio das Areias - Cap. I


11 de Junho, às 07:20 
começa o 1º treino deste estágio de verão, nas areias da Meia Praia, em Lagos
A maré está cheia, o vento sopra forte e cai uma chuva fininha, daquela que se transforma em milhões de pequenos alfinetes, que embalados pelo vento forte, embatem na pele.
Saio de casa e desço a Av. das Descobertas até à Marina. Atravesso a pequena ponte por cima da Ribeira de Bensafrim e estou na Lota, onde o movimento é quase nulo. Para além do vazio que se sente aqui, fruto duma indústria que já teve melhores dias, trata-se duma segunda-feira, dia de descanso para as gentes que ainda dependem do mar para o seu sustento, ou parte dele. Transposta a Lota estou praticamente no início da Meia Praia, São Roque mais precisamente. Um extenso areal, que liga Lagos ao Alvor, numa imensa e única praia de 5 Kms.
Transponho algumas dunas e estou na praia.
O ‘Silver’ marca 3 Kms e agora, daqui para a frente é só areia.
Encho a vista com aquela enorme paisagem. Encho o pulmão com o esforço que se inicia, assim que os sapatos ficam com a sola dentro de areia fina.
Para lá o vento ajuda um pouco, por isso a maior dificuldade coloca-se na areia, na inclinação e em alguma e pouca chuva, fria.
Mas para cá a coisa muda de figura. Assim que dou a volta junto a Alvor o vento faz-se sentir e o regresso é feito com mais calma.
Sinto as pernas com força, embora a sensação de pouca vitalidade dos últimos dias se mantenha.
A chuva cai a espaços e o vento contra levanta maiores dificuldades na progressão. De qualquer modo é o 1º dia e estou ainda fresco pelo que chego a Lagos sem grandes dificuldades. Falta agora o resto, novamente os 3 Kms, sempre a subir, até lá acima, ao miradouro onde termino o treino, com 16 Kms de extensão. Faço os alongamentos, com vista ainda para a Meia Praia e depois são mais 300mts até casa.
Um bom começo.
16 Kms – 1:40hrs

12 de Junho, às 07:40
começa o 2º treino. Hoje, planeado para ser mais fraco do que o de ontem, vou para as falésias sobre a Praia de Porto de Mós. Este trajecto, normalmente o dos dias de ‘descanso’ é maioritariamente em terra batida em caminhos rurais que ligam Porto de Mós à Praia da Luz, numa extensão aproximada de 5 Kms. Adicionando os 2 Kms até casa, dá cerca de 9Kms. Tem o contra de ser quase sempre a subir na 1ª parte, mas é curto, mole e tem bons cenários. Sinto hoje + as pernas, mas é uma passo de cada vez e este foi mais um, para a frente.
9 Kms – 0:55hrs

13 de Junho
3º treino, repetido o programa do 1º dia, com ida e volta até ao Alvor, com passagem pela Meia Praia. A subida final sempre exigente, seguida dos alongamentos no miradouro com vista para o mar.
16 Kms – 1:40hrs

14 de Junho, às 07:40
começa o 4º treino deste estágio nas areias. Levei o carro até à praia pois do programa para hoje consta um sempre apetecido 100% de areia. Para lá a viagem foi calma, sempre junto ao mar, com areia quase rija, mas no regresso o ‘mister’ aponta para cima, para a areia bem mole junto às dunas e o regresso é bem mais puxado. Neste cenário de treino, as instruções são claras: “face down and baby steps”, que é como quem diz olhos no chão e passada curta, muito curta. Se olho para a frente, para o horizonte, automaticamente a cabeça começa a querer andar mais depressa e o objectivo do treino perde-se.
11 Kms – 1:10hrs

15 de Junho, às 07:30
começa o 5º treino. Após estes dias com treinos seguidos as pernas queixam-se. Mesmo com a antecipação em 15’ no despertar, não consigo fazer os Kms que queria, mas vou fazendo o possível atendendo que estas férias não são só minhas ...
Hoje, uma vez mais 100% areia, mas sempre em areia densa da maré vazia. Na ida a viagem foi calma, a 6’/Km, mas no regresso o ritmo subiu para perto dos 4:45’/Km, qualquer coisa muito aproximada da intensidade que fiz na Meia da Caparica. Depois, seguiram-se cerca de 2 Kms só para arredondar a distância final.
13 Kms – 01:15hrs

16 de Junho, às 07:30 
esta que é a 6ª sessão de treino, mantém o horário de arranque para os treinos conseguido nos últimos dias. Devia ser ainda mais cedo, mas que raio, estou em férias!!
Bem ou mal, só o futuro o poderá confirmar, opto novamente pelo circuito maior, entre casa e a meia praia. Tenho 16 Kms em que 6 são em alcatrão e o resto em areia. Não é o ideal mas faço quilómetros que é coisa que me faz falta. O ritmo mantém-se maioritariamente nos 6’/Km. Só o meu fiel 'Silver' consegue manter-me nesse ritmo, que é o que posso e devo fazer para que o objectivo seja alcançado. Hoje maioritariamente ouço os CCR, um grupo que foi ícone na música do meu tempo. Ontem foram os GK, em origens e ritmos bem diferentes. Aqui vos deixo, fiéis leitores, um pequeno enigma para adivinharem de que grupos se tratou na realidade ...
16 Kms – 01:35

E com este episódio termina a 1ª semana de estágio.
Curioso o facto de nunca ter necessitado do despertador para acordar, mesmo apesar de ter 2 alarmes definidos, com a diferença entre eles de 5', nunca nenhum deles chegou a tocar.
Depois foram maioritariamente treinos em areia. Uns em areia rija e outros nem por isso, mas em areia. O cenário não se pode desperdiçar e é realmente motivador fazer aqueles 10Kms de areal.
Estou este ano a fazer mais Kms do que no ano passado.
A fasquia naturalmente subiu este ano e tenho como objectivo terminar a Ultra Maratona Atlântica em melhores condições do que no ano passado, onde acabei com 05:00 horas, mas em que nos últimos 10 Kms fiz 2 Kms a correr e 1 Km a passo.
Sinto por isso necessidade de ter mais Kms nas pernas e isso começa já aqui e agora.
Distância percorrida: 81Kms

Continua ...


Sem comentários:

Enviar um comentário