segunda-feira, 9 de julho de 2012

Viagem em solitário à Lagoa

É das sessões mais longas e difíceis que retiro mais prazer. Em condições normais, só ao fim de 45' a 60' o corpo está apto e disponível para o esforço e é aí que começo realmente a gozar o treino.
A sessão da última quarta-feira, dia 4/Jul foi disso exemplo.
Estava receoso porque no treino curto do dia anterior sentira-me sem forças e sem ritmo. Era mais um 'longo' na sequência da preparação para a UMA de 2012 e era importante sobre todos os aspectos que me corresse bem.
Comecei às 19:20 e tive o cuidado em manter um ritmo certinho, o mais próximo possível dos 6'/Km e em parar para beber um pouco de água de 5/5Kms. Mas mesmo com esses cuidados todos, aos 10Kms sentia-me cansado e pensava já como iria fazer ainda mais 20.
Entre os 10 e os 15Kms senti uma nítida melhoria o que me deixou mais animado. Cheguei à Lagoa às 20:55. Fiz exactamente 1:30hrs na ida. Voltei-me para o retorno e fui brindado por um pôr do sol magnífico sobre um mar picado pelo vento forte que soprava de NW. Vento que com os 15Kms nas pernas me iria acompanhar em todo o retorno, até ao final.
Decidi que tinha mesmo de fazer um esforço, principalmente nos 1ºs Kms para manter o ritmo e não deixar o corpo ir abaixo. Isto fora exactamente o que sucedera no domingo anterior, em iguais circunstâncias no longo que fiz no mesmo local, em que no regresso me fui abaixo, valendo na altura uma boleia que apanhei nos 20Kms e que me permitiu chegar à Caparica em condições.
Mas neste longo eu estava sózinho e a noite aproximava-se não sendo nada provável que aparecesse alguém, por isso arregacei as mangas e felizmente correu-me bem.
Com a ajuda do ritmo da minha playlist avancei determinado.
O vento forte e o cansaço eram obstáculos que tinham de ser vencidos e felizmente entre os Kms entre os 15º e 20º foram determinantes  para o sucesso deste longo. Depois dos 20Kms era manter e gerir até ao final.
A partir dos 20 deixei de ter luz e ainda apanhei um susto com um tropeção numa corda de bóia na Fonte da Telha e com um tractor de pescadores, a surgir do meio do escuro pelas minhas costas, perto demais para o meu gosto. Passados alguns Kms, haveria de me assustar outra vez, quando vi a minha imagem reflectida na areia à minha frente, pensava eu devido a novo tractor. Voltei-me para dar de caras com uma enorme Lua, que grande e amarela nascia atrás de mim!
Após o 20º Km mantive o ritmo e depois o resto foram Kms a passar, apenas importando gerir o esforço.
No regresso fiz 1:26hrs. 4 minutos a menos portanto do que na ida, mais fresco e com o vento a favor.
Gostei do treino e mais importante, gostei da forma como consegui ultrapassar aquela dificuldade no início do retorno.
Parece-me que foi um passo em frente para a UMA.

Sem comentários:

Enviar um comentário